Beneficiários do Bolsa Escola embarcam em passeio ecológico
O Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) levou 40 pais e mães de estudantes da rede municipal do Recife a aula-passeio na Escola Ambiental Águas do Capibaribe na tarde dessa terça-feira (23). O barco-escola contemplou os beneficiários do programa que têm filhos matriculados na Escola Municipal Carlúcio Castanha. A atividade faz parte da programação cultural de abril do Bolsa Escola, que se encerra no próximo dia 30, no Teatro de Santa Isabel.
O percurso do barco-escola, que durou um pouco mais de uma hora, teve como ponto de partida o Marco Zero e foi até o shopping Rio Mar. A aula teve como foco a conscientização sobre a relação com o meio ambiente. Os beneficiários conheceram região portuária do Recife e a Bacia do Pina, formada por cinco rios: Capibaribe, Jiquiá, Jordão, Pina e Tejipió.
Também descobriram como surgiu o bairro de Brasília Teimosa e conheceram a vegetação do Manguezal e a sua importância. “O ambiente do manguezal faz você refletir sobre a vida. A partir do momento em que você faz parte do ambiente, começa a enxergá-lo com outros olhos”, comentou a bióloga da Escola Ambiental, Kate Limeira.
Mônica Aquino, responsável pelos eventos do Programa Bolsa Escola Municipal, da Unidade de Apoio Social da Secretaria de Educação do Recife, ressaltou a importância do passeio para os pais e mães. “A sensibilização dos beneficiários sobre as questões ambientais é muito importante, uma vez que grande parte deles vive no entorno do rio. Isso possibilita uma mudança de atitude e os faz respeitar o meio ambiente”, considerou.
“Foi a minha primeira vez aqui e achei ótimo. Gostei de ver tudo: o mar, as pontes, os vários tipos de paisagem. Se tiver outro passeio, espero ser chamada”, animou-se Joelma Felipe Teixeira, mãe de Alison Felipe Teixeira, estudante do 3º ano.
AGENDA
Na próxima quinta-feira (25), o Programa Bolsa Escola Municipal promove visita ao Instituto Ricardo Brennand com pais e mães de alunos da Escola Municipal Creuza de Freitas Cavalcanti. Eles irão ao Castelo de São João – com acervo de mais de cinco mil peças – e a pinacoteca – que abriga quatro mil obras, entre elas 15 de autoria do pintor holandês Frans Post.
Finalizando as atividades culturais de abril, no dia 30, haverá a apresentação do espetáculo “Escola: Nós Estamos Aqui!” para beneficiários de 20 escolas municipais do Recife, no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo mostra os conflitos e as descobertas de alunos e funcionários de uma típica escola de ensino médio no Brasil.