NOTÍCIAS

| 25.04.13 - 17h13

Concurso estimula habilidades dos alunos da Escola de Frevo do Recife

Da intenção de estimular os alunos da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges a dominarem os desafios, criar novos passos e aperfeiçoar os que já conhecem surgiu, há três anos, a Gincana de Movimentos. Em 2013 está em andamento a terceira edição. As eliminatórias ocorreram a partir do início de abril e envolveram 60 alunos. A etapa final do concurso acontece nesta sexta-feira (26), às 19h, na Escola de Frevo, no bairro da Encruzilhada.

Das seis equipes que se inscreveram para o torneio, cada uma com 10 integrantes, quatro chegaram à final. Serão três provas: de coreografia, na qual cada equipe terá que mostrar uma sequência de 1 minuto; de história da dança do Frevo, onde os alunos respondem perguntas sobre o ritmo; e da Gincana de Movimentos propriamente dita, que avalia, individualmente, a execução dos passos, a criatividade e a resistência.
 
De acordo com o professor Jorge Viégas, coordenador e idealizador da atividade, os desafios propostos na Gincana têm naturezas diferentes, o que permite incentivar não só a desenvoltura do passo, mas também encorajar a descoberta constante do ritmo. “A ideia não é que seja uma competição, no sentido de que um seja melhor do que o outro, mas sim de incentivá-los a superar seus limites não só físicos, que eles estudem e pesquisem bastante. Isso reforça a questão da profissionalização”, explicou Jorge.

Os participantes da Gincana têm mais de 18 anos e integram turmas de diferentes níveis que já vêm treinando a resistência, através do exercício intensivo do ritmo. Nas aulas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges - equipamento da Secretaria de Cultura do Recife - além da preparação física adequada, também são desenvolvidas atividades de consciência corporal e de pesquisa do Frevo.