NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.13 - 18h45

Instituto Ricardo Brennand recebe pais e mães do Bolsa Escola

[caption id="attachment_33638" align="alignleft" width="680"] Beneficiários do programa conheceram acervo da instituição. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

O Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) levou pais e mães de alunos da rede municipal do Recife a uma visita ao Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, na tarde dessa quinta-feira (25). Esta é a terceira atividade, neste mês, que o programa, vinculado à Secretaria de Educação do município, oferece.

No passeio, os beneficiários da Escola Municipal Creuza de Freitas Cavalcanti conhecera a pinacoteca com obras que retratam o Brasil Holandês e o Recife de antigamente. Além disso, foram apresentados a 15 obras do pintor holandês Frans Post, que retratou paisagens brasileiras no século 17. Eles visitaram também a Sala Janete Costa, homenagem que Ricardo Brennand fez à arquiteta pernambucana, falecida em novembro de 2009.

Em seguida, o grupo foi ao Castelo São João da Várzea, conhecido como Museu das Armas. A construção abriga cinco mil peças, entre quadros, espadas, facas, canivetes, armaduras, chaves e canhões.

A gestora da Unidade de Apoio Social da Secretaria de Educação, Paula Carneiro Machado, ressaltou que as atividades culturais valorizam os beneficiários do Programa Bolsa Escola. “É uma grande satisfação poder acompanhá-los nessa visita, na qual proporcionamos momentos de conhecimento.”

A dona de casa Lucineide Maria da Silva foi pela primeira vez ao instituto. “Achei lindo, maravilhoso. Adoro museus. Bom que, nesse passeio, conhecemos mais a cultura do Recife”, revelou a responsável pelos alunos Arlindo Pereira da Silva, 14, e Adriano Pereira da Silva, 12.

PROGRAMAÇÃO – A última atividade cultural do Programa Bolsa Escola Municipal em abril terá lugar na próxima terça (30), no Teatro de Santa Isabel. Haverá a apresentação do espetáculo “Escola: Nós Estamos Aqui!” para beneficiários de 20 escolas municipais do Recife. O espetáculo aborda os conflitos e as descobertas de alunos e funcionários de uma típica escola de ensino médio no Brasil.