NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.13 - 17h58

Prefeitura do Recife premiada com Selo pela Equidade de Gênero e Raça

[caption id="attachment_33696" align="alignnone" width="680"] A secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro, recebeu o prêmio da ONU Mulher na capital federal. (Foto: Divulgação)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, recebe nesta quinta-feira (25), em solenidade a ser realizada no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília, o selo Pró-equidade de Gênero e Raça – concedido pelo Governo Federal, através da Secretaria Especial da Mulher (SPM), da Organização das Nações Unidas ONU Mulher – Agência das Nações Unidas para o Empoderamento da Mulher - e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Sílvia Cordeiro, secretária da Mulher do Recife, recebe o prêmio na capital federal. Para ela,  este é um reconhecimento do trabalho realizado pelo município ao longo dos últimos anos. "O prêmio também registra a importância da criação da Secretaria da Mulher pelo prefeito Geraldo Julio para a ampliação dos avanços conquistados", disse.

A secretária explicou ainda que, a partir do selo, compreendido como uma comprovação do compromisso da gestão com os valores que motivam as políticas públicas de gênero, outras possibilidades surgem para a implantação destas ações no Recife. "Este reconhecimento nos credencia a buscar financiamentos, por exemplo".

Diálogo - nas últimas semanas, a Secretaria da Mulher vem fortalecendo o diálogo com as mulheres recifenses,  em parceria com associações e comunidades das seis RPAs do município, através de rodas de diálogos. No último sábado (20) , o prefeito Geraldo Júlio esteve na comunidade da Macaxeira participando de um destes encontros, que reuniu mulheres do Córrego do Jenipapo. “O nosso trabalho é fazer com as políticas públicas realizadas pelas secretarias da Prefeitura estejam afinadas com o que a população mais precisa”, disse ele na ocasião.

Entre as necessidades identificadas como prioridades, segundo Sílvia Cordeiro, estão creches, casas abrigo e centros de referência (o Recife conta com a Sempre Viva – mantida para acolhimento das mulheres em risco iminente de violência - e o Centro de Referência Clarice Lispector), além do acesso à formação necessária para inserção no mercado de trabalho formal.