Alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho lançam livro no 7º Concerto de Leitura
Cerca de 650 estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no bairro do Pina, estão vivenciando o 7º Concerto de Leitura. O evento busca estimular o prazer de ler, além de levar para a escola escritores contemporâneos, cordelistas, cartunista e contadores de histórias pernambucanos. O encerramento desta semana dedicada à leitura tem como ponto alto o lançamento de um livro composto de dois volumes, produzidos pelas crianças.
O livro "As Aventuras de Maricota", uma história voltada para o público infanto-juvenil, será lançado às 14h. Os trabalhos feitos pelos alunos durante toda a programação do Concerto de Leitura, que começou na última terça (22), também serão socializados nesse momento. Antes, às 8h30, a escritora Jeane Siqueira encerra a participação dos autores nos encontros com os estudantes.
Durante toda a semana, os alunos e professores puderam trocar experiências com escritores, cordelistas e contadores de histórias. Na tarde de quarta-feira (23), por exemplo, passaram pela Oswaldo Lima Filho o cartunista e chargista Samuca Andrade, a contadora de histórias Carminha Moraes e o escritor Wellington de Melo. Já os cerca de 35 alunos do 2º, 3º e 4º ciclos do ensino da unidade foram ao Teatro Barreto Júnior, também no Pina, para assistir ao concerto da Orquestra de Cordas e dos grupos de percussão e dança do Movimento Pró-Criança.
O coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado, escritor Wellington de Melo, bateu papo com os estudantes no 7º Concerto de Leitura e elogiou a iniciativa de levar autores contemporâneos para conversar com as crianças. "Já participo há três anos. Acho bacana essa aproximação com os estudantes, pois normalmente as escolas trabalham com autores já falecidos. Essa experiência é enriquecedora tanto para os meninos quanto para mim."
Fabíola Siqueira, coordenadora da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, conta que a ação ajuda a ampliar o hábito da leitura entre os estudantes. "Nossos alunos estão cada vez mais frequentando a biblioteca e realizando empréstimos de livros. Eles não leem mais só os livros que indicamos, vão em busca de novos títulos do acervo da biblioteca", revelou.
A estudante Mariana Lima Ramos, do 5º ano, afirmou que depois do Concerto de Leitura passou a ler mais e a visitar a biblioteca da escola. "É muito divertido aprender com a leitura. Gosto muito de ir na biblioteca e pelo menos três vezes por semana levo livros para casa", orgulha-se.