Prefeitura entrega Ponte D’Uchôa totalmente restaurada neste domingo
O prefeito Geraldo Julio entrega, neste domingo (27), a Estação Ponte D´Uchôa totalmente restaurada. O ato, que começa às 17h, será marcado por apresentações artísticas. O imóvel tombado passou por intervenções realizadas pela Emlurb para a recuperação da estrutura danificada em um acidente causado por um automóvel desgovernado, em outubro de 2013. O serviço custou R$ 171.977,36 e foi concluído dentro do prazo previsto de 90 dias.
De acordo com o prefeito, a Ponte D’Uchôa é um símbolo histórico que está na memória dos recifenses. “Tivemos o cuidado de reconstruir a estação preservando suas características originais e devolvendo ao povo um patrimônio que é símbolo genuíno do Recife. Fizemos tudo com muito planejamento para não perder nenhum detalhe. E domingo faremos a entrega”, afirmou Geraldo Julio.
O início da intervenção, em janeiro, contou com a retirada das telhas, lambrequins (ornamentos de madeira da coberta) e demais estruturas metálicas e de madeira que ainda estavam em bom estado de conservação do local para serem reaproveitadas. Em seguida, foi realizada a recuperação da edificação em alvenaria de tijolos maciços prensados; da coberta em madeira e recobrimento geral com telhas de cerâmica; implantação de calhas em chapa galvanizada; instalações elétricas e pintura geral com tinta látex e esmalte sintético na coloração utilizada em edificações similares da época; além dos serviços de paisagismo e jardinagem.
Construída em 1865, a Ponte D’Uchôa é um dos exemplos da arquitetura de ferro no Recife. Funcionou como uma das paradas dos trens urbanos da Maxambomba-bondes, que percorria as ruas da cidade entre 1867 e 1915. Em 2012, a estação passou por obras de revitalização sob a responsabilidade da Emlurb, que tiveram um custo de R$ 44 mil. No local foram realizadas a recuperação do telhado, troca do madeiramento dos lambrequins, bem como pintura e instalações elétricas.
CASO – O acidente aconteceu no dia 28 de outubro do ano passado, quando um veículo em alta velocidade atingiu a estrutura do patrimônio e danificou grande parte da estação. No dia seguinte ao acidente, o imóvel tombado foi cercado por tapume para fins de preservação de peças remanescentes. Também foi realizada reunião para elaboração de diretrizes de intervenção do projeto de restauro a ser desenvolvido, com as três instâncias de Patrimônio Cultural: Diretoria de Proteção do Patrimônio Cultural, Fundarpe e Iphan/PE; além da Emlurb, empresa municipal responsável por licitar e contratar projeto e respectiva obra.
Devido à especificidade da obra em questão, foram selecionadas propostas até o dia 8 de novembro de 2013. O projeto executivo foi constituído por etapas que, necessariamente, abrangeram o Mapeamento de Danos, Pesquisa Histórica, Levantamento Arquitetônico, Plantas e Orçamento. O processo licitatório foi concluído em 13 de janeiro de 2014 e as obras iniciadas no fim do mesmo mês.