Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.04.16 - 16h12

Agentes de saúde visitam mais de dois mil imóveis na Zona Norte do Recife

Atividade realizada no final de semana contou com o reforço da Emlurb e voluntários no combate ao mosquito Aedes aegypti

 

Mais de 2.1 mil imóveis foram vistoriados no último fim de semana (23 e 24), nos bairros de Casa Amarela e Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, para controle do mosquito Aedes aegypti. O trabalho contou com 73 profissionais – 47 agentes de saúde ambiental e controle de endemias e 26 soldados do Exército – e ainda com funcionários da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

A ação de vistorias nas ruas também teve o reforço de sete voluntários da Brigada Comunitária, que facilitaram o acesso às casas. "Nós conhecemos a comunidade e os moradores. Também identificamos possíveis focos de dengue e descartamos. Se for grande, comunicamos ao Distrito Sanitário, para realizar o tratamento com larvicida biológico. Pra gente é muito gratificante poder ajudar de alguma forma", explicou a voluntária e artesã aposentada, Marilene da Silva Cardoso.

Moradora na Rua Paula Batista, em Casa Amarela, a dona Ana Carla Belarmino diz que faz a parte dela. "Emborco vasos, olho a bandeja da geladeira, mas mesmo assim o agente encontrou água armazenada da forma errada aqui. Ele já me orientou e agora vou ficar mais atenta. Cuido de um senhor de 90 anos, não podemos dar brecha para o mosquito dentro de casa", disse.

Em Casa Amarela, no local onde aconteceu o ponto de encontro das equipes, foram ofertados vários serviços de saúde, como orientação sobre tuberculose, hanseníase e saúde bucal, distribuição de preservativos e vacinação antirrábica.