Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.16 - 13h00

Concerto da Banda Sinfônica do Recife homenageia o Chorinho nesta quarta (27)

img_alt

Um medley com composições de Pixinguinha está no repertório da apresentação (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Esta semana o Brasil comemorou os 119 anos de nascimento de um dos maiores músicos brasileiros: Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido por Pixinguinha. A Banda Sinfônica da Cidade do Recife, aproveitando também as celebrações pelo Dia Nacional do Choro (23 de abril), vai prestar uma homenagem ao compositor e aos amantes do ritmo no 2º Concerto Oficial da Temporada 2016. Ele acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, com entrada franca ao público. 

Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, a BSCR abre a noite com a suíte sinfônica Sheherazade, de Nicolai Rimsky-Korsaakov, que foi baseada no conto das Mil e Uma Noites. A segunda composição, uma polka, é de autoria de Johann Strauss, Tritsch-Tratsch Polka, composta pelo autor em 1828 em Viena, na Áustria. A terceira obra apresentada nesta noite será de um tango brasileiro para banda: Os Boêmios, de Anacleto de Medeiros, com revisão de Marcelo Jardim. 

Logo em seguida, os acordes melodiosos dos clássicos inesquecíveis de Pixinguinha ecoam pelo Teatro de Santa Isabel, com a execução de um medley em homenagem ao compositor, com as músicas: Vou Vivendo, Ingênuo, Lamentos e Segura Ele, com arranjos de Hudson Nogueira.O concerto traz ainda, a música do compositor e maestro austríaco Otto M. Schwarz. A peça Funk Attack, composta em 2002, é a obra a ser executada pela BSCR. 

Os amantes das trilhas de cinema também serão contemplados nesta apresentação, com a execução de um medley com composições do filme De Volta para o Futuro. E, para finalizar a noite, o público será convidado a apreciar os acordes da The Symphonic Gershwin, de George Gershwin, composta pelas músicas: Na American in Paris, Rhapsody in Blue e Cuban Overture. 

Lembrando que os ingressos para o 2º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Banda Sinfônica da Cidade do Recife podem ser retirados na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, a partir das 19h, no dia da apresentação.

 

Serviço:


2º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Banda Sinfônica da Cidade do Recife

Quando: quarta-feira, dia 27 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio, Recife.

Entrada franca

Informações: 3355.3322/3324