NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 25.04.17 - 12h04

Ibura recebe a Sala do Empreendedor nos Bairros até esta sexta-feira

img_alt

Ação itinerante da PCR tem objetivo de orientar os participantes sobre temas como formalização do empreendimento e crédito produtivo (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Até a próxima sexta (28), a Sala do Empreendedor nos Bairros estará no Ibura de Cima para orientar, por meio de oficinas e palestras, as pessoas interessadas em se capacitar para abrir ou gerenciar melhor seu próprio negócio. A ação itinerante é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e está acontecendo na Escola Estadual Jordão Emerenciano, na UR-2. A atividade é gratuita e as inscrições são realizadas no local.

“O foco é orientar os participantes sobre temas como formalização do empreendimento e crédito produtivo”, explica a gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo. O trabalho começou na noite desta segunda (24), com palestra sobre o tema “Microempreendedor Individual – Passo a passo para a formalização”, ministrada pelagestora de Políticas Públicas do Sebrae, Tereza Nelma. “Ser um MEI é a forma mais simples de montar um negócio. Para isso, é necessário ter faturamento anual de até R$ 60 mil e não participar de outra empresa. Muita gente fica na informalidade por não saber como legalizar o empreendimento” explica Tereza.

O autônomo José Olegário, que mora no Ibura, se inscreveu no evento para receber mais esclarecimentos sobre o que é ser MEI. “A Sala vai ser muito útil para minhas atividades. Precisamos ter a mente aberta e informação é essencial para isso”, afirma. MEI desde dezembro de 2015, Luiz José de Lima trabalha com transporte e compareceu à escola para aprender mais sobre o negócio. “Tenho um caminhão e presto serviços para outras empresas. A coisa não tá fácil e é preciso estudar”, disse. 

Nesta terça (25), a formação é sobre atendimento ao cliente. “Entendendo os custos, despesas e preços de venda” (quarta), “Sete passos para o sucesso empresarial” (quinta), “Marketing para o sucesso empresarial” e “O empreendedor de sucesso” (ambos na sexta) são os temas das formações no restante da semana.

ORIENTAÇÕES - A Sala do Empreendedor é uma iniciativa da PCR que orienta as pessoas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais e concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A Sala do Empreendedor atende em quatro unidades: andar térreo do edifício-sede da Prefeitura, Centro Público de Casa Amarela, Compaz do Alto Santa Terezinha e Compaz do Cordeiro. Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita).

 

Programação:

 

Dia 25: Formação sobre atendimento ao cliente

Dia 26: Entendendo os custos, despesas e preços de venda

Dia 27: Sete passos para o sucesso empresarial

Dia 28: Marketing para o sucesso empresarial

Dia 28: “O empreendedor de sucesso”