Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.04.17 - 10h56

Prefeito apresenta experiência do Recife em Fórum de Meio Ambiente em Brasília

img_alt

Evento ocorreu na noite desta segunda-feira (24) e reuniu lideranças locais e internacionais para a troca de informações sobre o tema (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

 

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente é o tema central de um fórum realizado em Brasília-DF. O prefeito Geraldo Julio está na capital federal e participou, na noite desta segunda-feira (24), do Fórum de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), que contou também com a participação do conselheiro chefe da Seção de Desenvolvimento e Cooperação da União Europeia no Brasil, Thierry Durmel, do governador Rodrigo Rollemberg (DF), de prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente das capitais brasileiras, embaixadores e outras autoridades. Durante o Fórum, foi lançada a segunda fase do projeto internacional de política de baixo carbono Urban Leds, do qual o Recife é cidade referência.

O prefeito Geraldo Julio teve a oportunidade de falar da experiência do Recife com o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), ligado à ONU e da participação no Projeto Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes - Urban Leds. Geraldo ressaltou ainda a importância de se trocar informações com outras lideranças. 

“Uma coisa importante do projeto Urban Leds é o conhecimento e a transferência de conhecimento. E essa parceria com o Iclei legitima as iniciativas que nós sempre tivemos vontade de realizar na cidade e que agora a gente realiza com a metodologia que é reconhecida globalmente. Além disso, ainda existem as questões de financiamento e consultoria. Hoje o Recife tem um inventário de emissão de carbono e traçou as metas para a redução de carbono feitas em cima do inventário”, destacou Geraldo.

“Queremos continuar e ampliar esta parceria para que em outras etapas a gente possa também ter este mesmo tipo de apoio e o Recife poder implantar as políticas de sustentabilidade de forma global”, continuou. No Recife, são quatro os setores estratégicos neste trabalho: transporte e mobilidade urbana, resíduos e saneamento, energia e desenvolvimento urbano sustentável. O Pacto tem o objetivo de inserir líderes locais na discussão sobre as mudanças climáticas. O trabalho é reafirmar o papel das cidades em relação ao tema. Também visa aumentar a oferta de financiamento para apoiar e capacitar as administrações municipais em relação ao clima, sustentabilidade e energia renovável.

No final de 2016, a Prefeitura do Recife apresentou o Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), um documento, de 96 páginas, que foi elaborado com o apoio da Organização das Nações Unidas e aponta as principais ações de combate às mudanças do clima a serem adotadas na cidade. O plano foi elaborado a partir dos dados constantes nos últimos inventários, com o apoio do Iclei, e ONU Habitat (no âmbito do projeto Urban Leds, apoiado pela União Europeia) ambos vinculados à Organização das Nações Unidas.

O inventário, concluído em 2016, compreende os dados de 2014 e 2015. Em 2014 foram emitidos 3.175.075 tCO2e e em 2015, 2.908.384 tCO2e, o que aponta uma redução de 266.691 tCO2e, o correspondente a 8%. A sigla tCO2e significa toneladas de CO2 equivalente e inclui não apenas o dióxido de carbono como também outros gases de efeito estufa convertidos em CO2.

“A gente tem tomado no Recife decisões firmes e permanentes de estar atentos a todas as questões da sustentabilidade e de estar atentos às mudanças climáticas no mundo para tomar as decisões que façam os enfrentamentos que precisam ser feitos”, lembrou Geraldo. “E o Iclei tem sido um grande parceiro para isto. O Iclei tem aberto oportunidades importantes. Nós fizemos um mapeamento da emissão de carbono, com metodologias internacionais, para que a gente tivesse um inventário e a partir dele pudéssemos estabelecer metas”, finalizou.