Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.04.18 - 09h49

PCR promove atividades para lembrar Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

img_alt

Ação acontecerá no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, referência no tratamento da doença (Foto: Divulgação)

 

A manhã desta quinta-feira (26) começará movimentada no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (CMEM), em Casa Forte. Para celebrar de forma saudável o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a unidade da Prefeitura do Recife preparou uma ação de promoção e prevenção à saúde. Logo cedo, a partir das 6h30, haverá atividade lúdica sobre a doença, dentro do Projeto Bom Dia, com professores do Programa Academia da Cidade. Em seguida, será realizado um aulão de dança.

Entre 7h e 10h, serão oferecidos serviços aos pacientes. No local, haverá oficina de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e distribuição de folhetos informativos. Os profissionais darão enfoque na alimentação saudável, e vão ensinar como preparar sal de ervas, substituto ao sal de cozinha tradicional. Além disso, enquanto os pacientes esperarem pela consulta, profissionais darão orientações sobre o uso adequado da medicação (dose correta, descontinuidade do tratamento, alimentação e atividade física).

Assistência – O CMEM é a unidade de referência da Prefeitura do Recife para o tratamento da hipertensão e diabetes, e também em oftalmologia. Para chegar lá, os pacientes são encaminhados pela rede básica (unidades de saúde da família e unidades básicas). A unidade possui equipe multidisciplinar composta por médicos cardiologistas e nefrologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e educadores físicos, todos trabalhando em conjunto na abordagem do paciente hipertenso, fornecendo medicação gratuita, além da realização de exames, tais como laboratoriais, teste ergométrico, ecodopplercardiograma, eletrocardiograma e holter 24h. Ainda funciona no local uma equipe do Programa Academia da Cidade, intitulada Projeto Bom Dia, em que todos os usuários têm hipertensão e/ou diabetes.

Dia Nacional de Combate à Hipertensão – A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge em média 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. Também está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais(AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de sete milhões de pessoas morrem a cada ano, e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta.

As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão estão: sobrepeso e obesidade; má alimentação (excesso no consumo de sal); sedentarismo; tabagismo, e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% ou mais de chances de também serem hipertensos).