Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.19 - 15h51

Museu Murillo La Greca convida ao risco

img_alt

Equipamento gerido pela Prefeitura do Recife recebe, neste sábado (27), exposição desenhos, pinturas, livros e performances concebidas a partir da observação de modelos vivos pelos alunos e artistas do projeto Risco! Atelier Aberto (Foto: Divulgação)

 

Investigando o corpo como um estado de conhecimento, imaginação, sensorialidade e pensamento crítico-reflexivo, entra em cartaz no Murillo La Greca, no próximo sábado (27), a exposição Risco! Atelier Aberto: Para Eduardo Souza (in memorian). A exposição, gratuita e aberta ao público, reunirá trabalhos e processos dos participantes do projeto Risco! Atelier Aberto, apoiado pelo Funcultura, concebidos a partir de diversas linguagens, tendo o corpo como ponto de partida e objeto de estudo artístico.

São desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, livros e performances de dezenas de participantes do ciclo de oito oficinas de observação e registro criativo da figura humana por meio de sessões de modelo vivo, ministrados por Demetrio Albuquerque, Heitor Dutra, Ianah Maia, Nathalia Queiroz, Rinaldo Silva, Sabrina Carvalho (Livrinho de Papel Finíssimo), Valeria Rey Soto e Vi Brasil. 

“A origem desse projeto se deu no Risco!, grupo aberto de estudo prático e registro artístico do corpo, que se reúne sistematicamente desde 2013 e que seguirá em atividade após o encerramento dessas oficinas”, explica Bruna Rafaella Ferrer, coordenadora-geral do projeto, negritando a homenagem a Eduardo Souza, idealizador do grupo, e reforçando também seu traço mais característico: “Na nossa dinâmica, o modelo é bastante participativo, o que é uma diferença em relação à tradicional prática de modelo vivo, que se dedica predominantemente à anatomia. No Risco! não há indiferença às pesquisas dos modelos: eles são, muitas vezes, os condutores das sessões.” 

A exposição no Murillo La Greca, segundo Bruna, tem a simbologia especial de um retorno e de um (re)encontro. “O museu já sediou as sessões semanais do grupo.” Além disso, diz que a exposição resgata um compromisso do artista que é patrono do equipamento gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. “Murillo foi pioneiro no Nordeste na implementação da disciplina Desenho de Modelo Vivo, na Escola de Belas Artes de Pernambuco, que acontecia também na modalidade de curso livre, aberta à comunidade não acadêmica.”

Além de contemplar, o público também será convidado a riscar, em sessões abertas, que serão realizadas até o final da exposição, no próximo dia 25 de maio. “Essa exposição é um convite não só à observação dos resultados das oficinas, mas também à prática dos nossos processos”, conclamou Bruna.

Confira a programação:

27/4 – Abertura, com sessão aberta e debate, às 16h 

29/4 – Sessão semanal do Risco! às 19h
4/5  – Ação aberta: Narrativas do corpo, às 16h
6/5 – Sessão semanal do Risco!, às 19h
11/5 – Ação aberta: Risco! na pele, às 16h
18/5 – Ação aberta: Delírio coletivo – Jogos para modelo vivo, às 16h
25/5 – Encerramento, com sessão aberta, debate e lançamento de publicação, às 16h

 

Serviço

Exposição Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian)

Abertura: Sábado (27), às 16h

Data: De 27/04 a 25/05

Local: Museu Murillo La Greca, na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim

Horário: Terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, das 15h às 18h

Entrada Franca