img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 25.04.22 - 19h22

Prefeitura do Recife lança o Portal Transparência Recife com melhorias para o cidadão

img_alt

Nova versão do premiado Portal da Transparência da Prefeitura do Recife está com um visual mais moderno e traz várias melhorias nas funcionalidades (Foto: Iggor Gomes/PCR)

Com o novo nome Transparência Recife, o portal ganhou um visual diferente no mês em que completa 9 anos de seu lançamento. A nova versão do site, que agora traz uma identidade mais moderna, com layout, marca e cores atualizados, tem o objetivo de trazer uma experiência ainda mais agradável para o usuário. Criado em abril de 2013, o portal já ultrapassou a marca dos 4,7 milhões de páginas visualizadas e vem se consolidando como referência no país na divulgação dos dados públicos. O prefeito João Campos divulgou a nova ferramenta na manhã desta segunda-feira (25), ao lado do controlador Geral do Município, Ricardo Dantas. O Transparência Recife pode ser acessado em: http://transparencia.recife.pe.gov.br .

“A gente está aqui na Prefeitura fazendo o lançamento do novo Portal da Transparência do Recife, que chega com nova cara, com mais facilidade, mais acessibilidade e agora com o nome de Transparência Recife. A gente quer cada vez mais trazer a participação do cidadão de maneira ativa, acompanhando, fiscalizando, cobrando e participando da transformação aqui no Recife. Nessa nova configuração a gente tem até assistente virtual para ajudar em todas as dúvidas. Nas trilhas do portal é possível acessar e ver a área de interesse. A ideia é que em dois cliques se chegue a qualquer informação. Afinal de contas, dinheiro público pertence à nossa cidade, pertence a todos que moram no Recife e que fazem a nossa cidade. A participação ativa do cidadão é o diferencial para a gente entregar sempre com muita qualidade”, divulgou o prefeito João Campos.

A ferramenta é gerida pela Controladoria-Geral do Município (CGM)e no novo portal foram realizadas melhorias e funcionalidades que facilitam a navegação, a interatividade e a disponibilização de informações para monitorar os gastos públicos. Quem navega pelo Portal agora vai perceber que os ícones dos botões foram reformulados, estão com traços mais finos, o tom de azul ficou mais destacado, além da marca que foi modificada, mesclando a imagem do Marco Zero com a lupa que caracteriza a transparência.

“A nossa assistente virtual, a Tina, está 24h disponível para tirar dúvidas sobre a navegação e de onde encontrar informação que o nosso cidadão precisa. Sempre é bom lembrar que o Portal da Transparência é um portal premiado. Ano passado, recebeu da Escala Brasil Transparente um prêmio da Controladoria-Geral da União (CGU) de nota máxima. Em 2021, foi premiado também pela Open Knowledge Brasil (OKBR) pela transparência sobre os dados da covid, ficando em 2º lugar no Brasil. Essa é mais uma versão para tornar mais intuitivo, mais fácil a navegabilidade e com toda uma reformulação desse layout para que o cidadão, cada vez mais, possa ter acesso a informação em apenas dois cliques”, destacou o controlador Geral do Município, Ricardo Dantas.

Os botões foram melhor distribuídos, de forma a facilitar a busca pelas consultas mais frequentes, a exemplo das receitas, despesas, dados sobre os servidores, regularidade municipal e dados da gestão, dentre outros. Ainda de acordo com o controlador-geral do Município, Ricardo Dantas, a intenção é que o usuário encontre com mais facilidade o que busca. "As mudanças sempre consideram tornar a navegação do usuário pelo site mais intuitiva e de fácil interação",  destacou

As alterações do novo layout do Portal foram feitas numa  parceria entre a CGM, o Gabinete de Imprensa e a Empresa Municipal de Informática (Emprel).  “A ideia foi tornar o visual do site mais leve e, ao mesmo tempo, mais atrativo para quem utiliza o site”, explicou a Gerente Geral de Controle Social e Orientação, Luciana Macedo.

Na página principal do Portal, além das consultas disponíveis, é possível ver as últimas notícias sobre temas que envolvem a Transparência, participar de enquetes, fazer pedidos de acesso à informação, consultar a legislação pertinente e muitas outras funcionalidades.

Além dessas mudanças, o Portal da Transparência do Recife também conta agora com um chat automatizado e que ganhou uma identidade visual no novo layout. A “Tina” (Transparência e Inteligência na Administração), a atendente virtual do chat, ganhou um avatar para aproximar, ainda mais, o leitor.

Tina “atende” virtualmente 24h por dia, mas a equipe do Portal está à disposição para atender às solicitações em caso de dúvidas específicas quanto à navegação durante o horário do expediente.  O canal tem como objetivo ajudar e tirar dúvidas sobre a navegação do Portal da Transparência e facilitar o acesso às principais consultas.

Desde que foi lançado, em 2013, o Portal da Transparência do Recife vem passando por diversas atualizações de forma a melhor atender às leis que tratam da transparência pública, às exigências dos avaliadores externos e às boas práticas sobre o tema. “Nosso objetivo é levar a melhor informação, de maneira clara e com uma linguagem acessível ao cidadão comum”, finalizou Dantas.

O controlador  Ricardo Dantas  também destaca que o reflexo de tanta dedicação se mostra nos expressivos resultados nas mais diversas avaliações a que o Portal do Recife foi submetido, sendo considerado atualmente um dos portais públicos de referência no País, quando o assunto é Transparência”, destacou o Controlador.  

Nos últimos anos, por exemplo, a Transparência do Recife foi destaque com a nota dez na Escala Brasil Transparente, da Controladoria-Geral da União (CGU); está no nível mais elevado no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, avaliação realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE); além de ter tido reconhecida a transparência dos dados no combate à pandemia de Covid-19 por diversas entidades.