Recife terá quarta-feira sinfônica, com apresentações simultâneas da Banda e da Orquestra
A semana será de muitos acordes na capital pernambucana, todos eles sinfônicos. A Prefeitura do Recife anuncia para esta quarta-feira (26) dois concertos simultâneos, gratuitos - e imperdíveis: além da estreia da temporada 2023 da Banda Sinfônica do Recife, no Teatro do Parque, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, na Igreja Madre de Deus.
As duas programações, ambas com início às 20h, fazem parte do calendário cultural oficial, promovido sistematicamente pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, para embalar, atrair e formar os públicos que se encontram e os que ainda haverão de se encontrar nas plateias da cidade da música.
Banda Sinfônica estreia temporada 2023
Com regência do maestro Nenéu Liberalquino, o concerto de estreia da temporada terá repertório caprichado na diversidade, para matar as saudades de todos os perfis de públicos cativos do conjunto sinfônico, fundado em 1958. O programa preparado para este emocionado reencontro conta com sete peças, entre composições e medleys nacionais e internacionais, eruditos e populares, além das indefectíveis trilhas sonoras imortalizadas pelo cinema. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir das 19h, na bilheteria do Teatro do Parque.
A primeira peça será, literalmente, um clássico: “Overture for Winds”, opus 24, do compositor alemão do início do século XIX, Felix Mendelssohn. Na sequência, a música popular brasileira pede passagem no repertório, muito bem representada pela composição “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso, e por um medley de Pixinguinha, composto pelas canções: “Vou Vivendo”, “Ingênuo”, “Lamentos” e “Segura Ele”.
A apresentação continua com “Spain”, de Chick Corea, depois evoca a trilha do filme Doctor Strange, noutro medley com composições de Michael Giacchino, e segue cinematográfica, com mais um medley, composto por temas do cinema italiano, arranjados por John Cacavas. O concerto, que será realizado a partir das 20h, encerra com um arranjo de “Carmina Burana”, de Carl Orff, assinado por Jay Bocook.
Orquestra Sinfônica na Igreja Madre de Deus
Na terceira apresentação da temporada 2023, que inaugura a estratégia de intensificação da agenda, com concertos semanais, para atender aos mais diversos públicos, a Orquestra Sinfônica do Recife vai mudar de cenário essa semana. Em vez do palco cativo do Teatro de Santa Isabel, o conjunto orquestral mantido pela Prefeitura do Recife irá se apresentar na Igreja Madre de Deus, no Recife Antigo, também a partir das 20h, com acesso gratuito limitado à capacidade da igreja, por ordem de chegada do público.
O concerto terá regência do maestro José Renato Accioly e contará com cinco peças. A primeira será “Octet - Partita” Op. 57, de Franz Krommer, um dos mais populares compositores da Viena do século XIX. Na sequência, a Orquestra, que ganhou mais de 20 novos integrantes, após seleção feita pela Prefeitura do Recife, no ano passado, num esforço de recomposição de quase 30% dos quadros fixos e concursados, executará “Fanfarra Breve”, de Dimas Sedícias, e “Música para Metais nº 3”, do pernambucano Maestro Duda.
A apresentação encerra, após breve intervalo, com as sinfonias “Pequena Suite Brasileira”, de Dierson Torres (em seis movimentos: “O Amanhecer - Prelúdio”; “Brincadeira - Marcha”; “As Bonecas - Valsa”; “Passeio à Capela”; “Pula Corda - Scherzo”; e “O Anoitecer - Noturno”); além da derradeira “Simple Symphony” OP.4, obra do compositor britânico Benjamin Britte (em quatro movimentos: “Boisterous Bourrée”, “Playful Pizzicato”, “Sentimental Sarabande” e “Frolicsome Finale”).
Serviço
Estreia da temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife
Data: 26 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: 26 de abril
Horário: 20h
Local: Igreja Madre de Deus (Rua da Madre de Deus, s/n, Recife Antigo)
Acesso livre, limitado à capacidade da igreja, por ordem de chegada do público