Ação de saúde da mulher beneficiou comunidade no Jordão
Por Maria Duarte
A Prefeitura do Recife promoveu, nesta sexta-feira (25), um mutirão que beneficiou a população feminina usuária da Unidade de Saúde da Família Água Viva, no Jordão, Zona Sul da Cidade. A ação incluiu palestras e exames de prevenção ao câncer do colo do útero. Um dos destaques foi o Programa Amigas do Peito, que contempla a realização de mamografias.
A mobilização no posto contou com o suporte de dois mamógrafos digitais itinerantes. O objetivo é facilitar e agilizar a realização do exame, importante na prevenção ao câncer de mama. A avaliação clínica não previne a doença, mas o diagnóstico precoce ajuda a diminuir a mortalidade consideravelmente. Cerca de 80 mulheres realizaram o procedimento durante a ação. Além disso, o exame é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e deve ser realizado periodicamente por mulheres acima dos 35 anos.
A moradora do Jordão, Eliciene Silva, participou do evento e assegurou que sempre faz as avaliações clínicas solicitadas. “Achei importante o médico explicar que não devemos ter medo ou vergonha de fazer os exames, porque é melhor prevenir do que descobrir um câncer depois”, comentou.
A fim de repassar informações essenciais ao bem-estar feminino, a enfermeira Roberta Agatha Lima, uma das coordenadoras do evento, explicou que as palestras trataram de temas de saúde, prevenção, sexualidade e, principalmente, o papel como ser integral e sexual da mulher dentro da sociedade. Segundo a profissional, a iniciativa atendeu a uma necessidade geral não só de execução de exames, mas de educação sobre saúde, e também foi um grande sucesso em outras unidades por onde passou, como Vila do Sesi e Ilha de Deus, também na Zona Sul da capital.