Recife registra o menor índice de mortalidade materna nos últimos quatro anos
Por Tádzio Estevam
Na próxima segunda-feira (28) será o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, instituído pela Portaria 663/1994 do Ministério da Saúde. No Recife, a redução da mortalidade por complicações durante a gravidez, parto e puerpério atingiram o menor índice nos últimos quatro anos. A razão de mortalidade chegou a 40,48 em 2011 em comparação aos 71,87 registrados em 2008 para cada cem mil nascidos vivos. A melhoria da saúde materna é a quinta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os motivos que podem ter contribuído para essa redução se deu aos avanços do modelo de gestão da Saúde Municipal, intitulado Recife em Defesa da Vida, e aplicado desde 2009 na Cidade. As ações do SUS Recife desenvolvidas na Atenção Básica como o aumento da cobertura do Programa Saúde da Família, que em 2011 atingiu a marca de 60%, beneficiando quase um milhão de pessoas, foi um alavancador para a marca histórica. Isso sem contar na ampliação ao acesso ao pré-natal que atualmente atinge a 99,2% das quase 22,5 mil gestantes do Município ao ano. “O nosso modelo de atenção vem se desenvolvendo ao longo desses anos com o objetivo de oferecer uma saúde de qualidade à população para que indicadores como estes sejam cada vez menores, a exemplo da filariose, cujo percentual atingiu a marca dos 99%”, festejou o diretor Geral de Atenção à Saúde do Recife, Rodrigo Cariri.
A melhora da qualidade do pré-natal com articulação em rede proporcionou à Atenção Básica uma comunicação mais eficiente com as maternidades. Esse é um dos princípios da rede atenção e vigilância em saúde que entre outras ações favorece a vinculação da gestante com sua maternidade de referência. Outra ampliação que pode ter impactado na redução da mortalidade materna tem relação com o incremento de 33.8% das consultas especializadas e 10,5% de procedimentos com finalidade diagnóstica, além da contratação de 1.357 profissionais para a rede municipal de saúde nesses três últimos anos.
Evento – Para marcar o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, na próxima segunda-feira (28), a Unidade de Saúde da Família Planeta dos Macacos I, em Jardim São Paulo, realizará atividades como palestras, exibição de vídeos e distribuição de material educativo para mais de 80 mulheres que deverão participar do evento, a partir das 14h.