NOTÍCIAS

Cultura | 25.05.14 - 10h26

Prefeitura empossa coordenadores e conselheiros do Recife Participa

Representantes foram eleitos na instalação dos Fóruns Microrregionais. Calendário de plenárias já prevê 18 encontros em 30 dias. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Representantes foram eleitos na instalação dos Fóruns Microrregionais. Calendário de plenárias já prevê 18 encontros em 30 dias.(Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A noite deste sábado foi marcada por uma ação de integração entre a sociedade civil e a Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio empossou os coordenadores dos Fóruns Microrregionais e conselheiros dos Conselhos Regionais do Recife Participa, que é a instância permanente de ausculta, debate e participação popular da gestão. O evento teve início às 18h, no Clube Português do Recife.

"É a população quem sabe das suas verdadeiras necessidades de investimento. Teremos coordenadores e conselheiros em cada comunidade, que vão atuar com a prefeitura de forma conjunta, sendo os olhos e ouvidos da população, orientando sobre o que precisamos fazer para melhorar a vida nas comunidades. O Recife ainda tem muito para avançar, para crescer, e isto só é possível quando o poder público escuta o povo, e essa é nossa forma de governar, junto com as pessoas", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR.

Na solenidade, os novos coordenadores e conselheiros receberam seus certificados das mãos do prefeito. Ao todo, 434 pessoas irão conduzir os debates em toda a cidade: 90 coordenadores e 344 conselheiros. Durante o processo de instalação dos Fóruns Microrregionais, que em novembro e dezembro do ano passado reuniu mais de 14 mil pessoas nas 18 Microrregiões Político-Administrativas (MR), foram eleitos cinco coordenadores e sete conselheiros por MR.

Segundo o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, o Recife Participa é um instrumento importante para acompanhar as necessidades da população de perto. "Esta é uma via direta de participação popular. Estamos fazendo um grande movimento na cidade de ouvidoria que iniciamos o ano passado, e hoje daremos sequência a este trabalho, com os fóruns, onde ouviremos as principais necessidades da população, para saber, acompanhar e realizar o que é importante para o povo", declarou o secretário.

Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR.

Com a posse, os novos coordenadores já poderão conduzir as próximas plenárias dos Fóruns Microrregionais. A primeira será no próximo dia 2 de junho, na Escola Municipal Costa Porto, no Coque, para discutir demandas de habitação na Microrregião 1.3. O calendário segue com mais 17 encontros pelos próximos 30 dias.


Andréa Vieira da Silva foi eleita coordenadora da RPA 1 e falou da satisfação de estar encabeçando o debate e escuta na comunidade. "Eu acredito muito nesse modelo do Recife Participa, porque ele permite uma participação mais ampla das pessoas. Nós somos apenas os representantes desse diálogo, mas esse tipo de mobilização quer promover a integração verdadeira do governo com a população, escutando a todos que quiserem opinar, reivindicar. Estou muito feliz em ver esse processo acontecer e fazer parte dele. Agora posso dizer que realmente temos uma gestão que pensa na cidade, porque antes de tudo pensa nas pessoas", enfatizou.

Já os Conselhos Regionais serão um por Região Político-Administrativa, totalizando seis na cidade. Além dos conselheiros eleitos nas Microrregiões, os conselhos receberão mais 38 membros oriundos da sociedade civil organizada, somando 59 conselheiros por RPA. São representantes de associações de moradores, organizações de bairro, trabalhadores organizados, entidades de gênero, entre outras, que ampliarão a participação popular e a gestão participativa no Recife.

Para José Vanderlei Simplício, ser empossado um conselheiro da RPA 4 simboliza a eficiência de um novo modelo de escuta que tem atendido a expectativa das comunidades. "Hoje eu vejo que este canal de comunicação com as comunidades está funcionando muito bem. O prefeito assumiu um compromisso: dos conselheiros tratarem dos problemas urgentes direto com os secretários. Isto nos dá força, nos dá voz, e vai dar cada vez mais transparência para a gestão e satisfação para o povo", disse José Vanderlei.