NOTÍCIAS

Mulher | 25.05.15 - 15h35

Mamaço: Mães ocupam Praça do Hipódromo para aleitamento conjunto

img_alt

O evento teve proposta de estimular as mães a amamentarem os seus bebês. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR)

 

A Praça do Hipódromo, no Recife, teve uma rotina diferente na tarde de sexta-feira (22). Profissionais do Distrito Sanitário II promoveram uma ação educativa com o objetivo de incentivar as mães a amamentarem os seus filhos durante os seis primeiros meses de vida, e ainda doar leite para as crianças cujas mães não produzem o alimento. E o momento foi de muita descontração para as mães e crianças.

A primeira dama do Recife, Cristina Melo acompanhou a ação. Pediatra, Cristina Melo revelou que foi doadora de leite quando teve o seu primeiro filho, Eduardo, hoje com 12 anos. “Você ver uma criança se desenvolver e poder contribuir para isso não tem dinheiro que pague”, disse. “A doação de leite materno é extremamente importante, quem puder e quiser deve doar”, destacou a secretária Executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, que também falou que seu primeiro filho recebeu leito doado.

O Coral Águas do Prata, da Compesa, cantou músicas regionais enquanto as mães embalavam os seus bebês para um aleitamento coletivo: O mamaço. O evento fez parte da I Semana do Bebê do Recife e destacou os cuidados na primeira infância. “Hoje encerramos as atividades da semana do bebê no nosso Distrito, mas não encerramos o cuidado com a primeira infância, ressaltou o gerente do Distrito Sanitário II”,Romero Nogueira.

A programação ainda contou com uma apresentação do grupo As Dengosas, compostas por agentes de saúde do Distrito Sanitário II, que trabalham com paródias e coreografias para falar sobre os cuidados a serem tomados com a saúde, especialmente na prevenção da dengue.