Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.05.16 - 21h08

Desenvolvimento Infantil com foco na criança com deficiência será tema do painel que encerra a III Mostra Internacional de Semanas do Bebê, nesta quinta-feira (26), no Centro de Convenções

Já a Programa da II Semana do Bebê do Recife prossegue até domingo (29) com atividades em toda a cidade

 

A III Mostra Internacional de Semanas do Bebê encerra no Recife sua programação nesta quinta-feira (26), no auditório Tabocas, no Centro de Convenções com a apresentação do último painel do evento, às 10h30, com a participação do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e a médica Vanessa Van Der Linden, da AACD, que conduzirão a mesa redonda com o tema O Desenvolvimento Infantil com foco na criança com deficiência e transtorno global. Eles falarão sobre a experiência do Recife no enfrentamento à síndrome do Zika Vírus, especialmente sobre os casos de microcefalia. A cerimônia de encerramento terá a presença da primeira-dama do Recife, a médica Cristina Mello.

Microcefalia - Até 07 de maio de 2016, foram registradas 1.930 notificações de microcefalia em Pernambuco, sendo 328 notificações de recém-nascidos residentes do Recife. Deste total, 60 casos foram confirmados, 112 descartados e 156 permanecem em investigação.Observou-se que alguns casos de microcefalia que não se enquadraram nas definições de caso estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram confirmados (10/183), pois estes casos apresentaram alterações de infecção nos exames de imagem e/ou laboratorial, sugestivas de associação da síndrome congênita com a infecção pelo vírus zika. A maioria dos recém-nascidos acometidos residentes no Recife nasceu a termo (80,5%) e foram do sexo feminino (62,5%). Segundo a distribuição por bairro de residência, observou-se que 44,5% dos casos notificados de microcefalia estão concentrados em: Ibura (28), Nova Descoberta (17), Areias e Iputinga (14), Várzea (13), Cordeiro e COHAB (11), Água Fria e Pina (10), Dois Unidos e Jardim São Paulo (09).

Atividades em toda a Cidade - Já a programação da II Semana do Bebê do Recife prossegue até domingo (29), quando será encerrada durante o Programa Recife de Coração, no bairro do Recife, onde haverá oferta de serviços como escovódromo, orientação nutricional. Até lá, oficinas, palestras e recreações com temas relativos ao universo infantil, capitaneado por profissionais de diversas especialidades e áreas que trabalham com a primeira infância - de zero a seis anos -, acontecem em toda a cidade (ver programação/anexo).

As atividades em destaque desta quinta-feira (26) ocorrem durante o dia na Praça do Alto do Capitão (Dois Unidos) , Usf Vila do Ipsep (Ipsep), Upinha Hélio Mendonça (Casa Amarela), Centro Espírita Cabocla Jaciara (Comunidades Bom Clima/Bola na Rede, na Guabiraba), USF Ivo Rabelo (Cohab) – UR1 e na Federação Ibura Jordão (FIJ) (Jordão).

Na sexta-feira (27), a partir das 8h, na Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, equipe do SAMU 192 fará uma demonstração sobre os primeiros socorros nos casos de acidentes domésticos com crianças e situações de engasgos.

Vínculo afro - Hoje, quarta-feira, cerca de 60 crianças participaram da ação ninar nos terreiros dentro da Programa da II Semana do Bebê do Recife, no Terreiro de Tatetu Jeferson de Ogun Xoroquê, no bairro de Lagoa Encantada. A criançada da Escola Municipal de Lagoa encantada ouviu a "lenda do tambor africano", um conto que explica a origem do tambor. As crianças ficaram atentas ao momento de contação de histórias e se interessaram pelas atividades educativas e recreativas, como cuidar da higiene dos dentes, fazer pintura de rosto, além de ser animarem com as danças circulares. O maracatu Nação de Angola Pernambuco fez uma apresentação para a criançada que estava atenta a tudo. "A tradição do ninar é um vínculo afro descendente que precisa ser preservado na vida da criança" destacou, Rosimery Santos, coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Recife.

 

Programação (26.05):

 

Horário

 Atividade

Público-Alvo

Local

10h30 às 12h30

 MOSTRA INTERNACIONAL – Mesa Redonda aborda o desenvolvimento Infantil com foco na criança com deficiência e transtorno global do desenvolvimento. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia e a médica Dra. Vanessa Van Der Linden, da AACD, falarão sobre a experiência do Recife no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus e da microcefalia.

Profissionais da área e sociedade em geral

Teatro Tabocas, Centro de Convenções

 

 Tarde

 Mamaço e Orientações com Temas de Saúde (Aleitamento e Desenvolvimento infantil) Apresentação das Dengosas(combate as arboviroses)

 Lactantes da USF com seus bebês, do Programa Mãe Coruja e de outras USF's próximas (100 pessoas)

 Praça do Alto do Capitão

Tarde

Encontro mãe/bebê: marcas para uma vida inteira (Shantala, Charutinho, Sling e Banho de Ofurô)

Mulheres e crianças

USF Vila do Ipsep

09:00h

 Oficina: Shantala

Mães e/ou responsáveis de crianças da Comunidade

Upinha Hélio Mendonça

14:00-17:00h

Ninar nos Terreiros: O Acolher-UBUNTU Oficinas de Turbantes, tranças raiz e pintura corporal, roda de diálogo

Usuários da Comunidade

Centro Espírita Cabocla Jaciara, Comunidade Bom Clima, Bola na Rede

09:00-11:00h

Orientação para amamentação (pega e posicionamento do bebê para amamentação confortável), banho de ofurô para crianças, coleta de vidros

para armazenamento de leite materno, GRUPO DE DANÇA INFANTIL

Gestantes,lactentes, crianças e usuários da Comunidade

UBS IVO RABELO- UR1.

09:00-11:00h

Oficina sobre alimentação saudável após os 6 meses – preparação de papinhas saudáveis

 Gestantes, lactentes, puéperas comunitários.

 Federação Ibura Jordão (FIJ)