Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 25.05.17 - 16h39

Compaz Escritor Ariano Suassuna recebe Festival Jogos Escolares do Recife

img_alt

Programação serve de estímulo para que estudantes da rede municipal do Recife participem dos Jogos Escolares, marcados para setembro deste ano (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal do Recife estão participando dos festivais Jogos Escolares, programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação. Com a proposta de estimular os alunos a participarem dos Jogos Escolares, que acontecem em setembro, os meses de maio e de junho serão de muita preparação e treino. Nesta quinta-feira (25), foi a vez das escolas municipais da Região Político Administrativa (RPA) 4, que receberam as atividades dentro do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. Todas as seis RPAs serão alcançadas nesses festivais.

Aos 13 anos de idade, esta será a primeira vez que Erik Pedro vai participar de uma competição como os Jogos Escolares. Ele estuda na Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, que fica na Várzea. "Estou muito empolgado. Desde que o professor nos informou que iríamos participar, já estamos treinando na escola". Apesar de curtir todas as modalidades, o preferido dele é o futsal. "Não vejo a hora que chegue setembro, mas até lá vamos continuar praticando", garantiu.

Na próxima quarta-feira (31), o festival será no Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro; na Uninassau, na Boa Vista. O Festival vai acontecer ainda no Geraldão, na Imbiribeira; e no Centro Social Urbano Bido Krause, no Totó. Todos os festivais oferecem as mesmas modalidades que serão contempladas durante os Jogos Escolares: futsal, handebol, voleibol, atletismo, queimado, badminton e natação.

Os estudantes poderão se inscrever para os Jogos durante o mês de agosto, escolhendo entre as seguintes categorias: Pré-Mirim (10 a 11 anos); Mirim (12 a 14 anos); Infantil (15 a 17 anos); e Pessoas com Deficiência (estudantes a partir dos 10 anos). A expectativa é que pelo menos 1,5 mil alunos da rede participem.

As competições escolares que acontecem em setembro são uma etapa eliminatória que classifica as equipes para participação dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

"Ficamos até emocionados quando soubemos dos Jogos, porque é tudo novidade pra gente. É muito legal saber que já estamos fazendo parte de algo tão grandioso", comentou a também estudante da Rodolfo Aureliano, Evylly Cristal, de 13 anos.

Os Jogos Escolares do Recife fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. O programa vai garantir ainda a realização de três cursos de formação em esporte educacional para cerca de 100 professores e gestores da rede municipal. Essas ações foram viabilizadas a partir de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com o Instituto Esporte Educação (IEE), da ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Ana Moser.



CRONOGRAMA DOS PRÓXIMOS FESTIVAIS



31/05 - 3º Festival de Jogos Escolares no Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro (RPA 1), das 8h às 13h;

08/06 - 4º Festival de Jogos Escolares na Uninassau, na Boa Vista (RPA 3), das 8h às 13h;

14/06 - 5º Festival de Jogos Escolares no Geraldão, na Imbiribeira (RPA 6), das 8h às 13h;

22/06 - 6º Festival de Jogos Escolares no Centro Social Bidu Krause, Totó (RPA 5), 8h às 13h;



JOGOS ESCOLARES



01/08 a 31/08 - Período de inscrições para os Jogos Escolares do Recife

21/09 - Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares

25/09 a 28/11 - Competições dos Jogos Escolares