NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.05.17 - 12h10

Prefeito destaca importância do Instituto Senai de Inovação para a formação de jovens recifenses

img_alt

Novo local para formação de profissionais entrará em funcionamento no final de 2018 e também receberá a Faculdade de Tecnologia Senai (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio participou na manhã desta quinta-feira (25), junto com diretor regional do Senai em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio e com o diretor presidente de Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, do lançamento da pedra fundamental do Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e da Faculdade de Tecnologia Senai Pernambuco. A obra ocorre na unidade do Senai de Santo Amaro, onde será erguido um prédio de cinco andares que abrigará as duas unidades, com mais de 22 mil metros quadrados de área. O investimento total na obra é de R$ 55 milhões.

A previsão, segundo o Senai, é que a obra seja concluída em outubro de 2018. Quando estiver em operação, o local contará com 400 funcionários, entre pesquisadores, técnicos e docentes. O prefeito Geraldo Julio comemorou a instalação deste novo equipamento na cidade. “É uma grande conquista para a nossa cidade. Os jovens recifenses vão poder se formar aqui e ir para o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação, que é muito forte em nossa cidade. A economia do Recife é cada vez mais marcada pela inovação e este instituto vai ser importante para formar mais gente em nossa cidade”, destacou.

O Instituto foi criado com o objetivo de ser uma referência para inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a indústria brasileira e mundial. Ele é o único na área de Tecnologias da Informação, no universo de 25 Institutos de Inovação criados pelo Senai Nacional, no Brasil. “Aqui, nós teremos um centro de inovação e inteligência para desenvolver soluções para as indústrias pernambucanas e para as brasileiras, de uma maneira geral, já que vai atender às demandas de tecnologia da informação e comunicação de todo o país”, ressaltou Sérgio Gaudêncio. Participaram ainda o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, e o presidente do conselho do Porto Digital, Silvio Meira, entre outras

O ISI-TICs está em operação desde agosto de 2014, executando 35 projetos, dos quais 21 já finalizados. Os projetos são realizados em parceria com uma rede de 24 Institutos Senai de Inovação, centros de desenvolvimento do Senai, UFPE e UFRPE, além de Institutos como o Fraunhofer da Alemanha e o MIT dos EUA. Na Faculdade a expectativa é atender até mil alunos que se juntam a outros 2 mil atendidos pela a Escola Técnica Senai Santo Amaro, sediada em outro prédio que faz parte do Complexo Senai Santo Amaro.