Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 25.05.18 - 16h42

Medalhistas olímpicos inspiram jovens atletas da PCR

img_alt

Em encontro com a secretária executiva de Esportes do Recife, a pentatleta Yane Marques, e com o nadador olímpico Cesar Cielo, crianças e adolescentes puderam tirar suas dúvidas sobre a vida no esporte (Foto: Cortesia)

 

O Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, recebeu visitas olímpicas, nesta sexta-feira (25). O nadador brasileiro e campeão olímpico Cesar Cielo teve um encontro mais que especial com os atletas integrantes dos programas esportivos da Prefeitura do Recife. Ao lado dele, a secretária executiva de Esportes do Recife, pentatleta e também medalhista olímpica, Yane Marques. O momento foi dedicado aos esportistas que participam dos projetos ligados à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da PCR, professores e atletas do Compaz.

"Momentos como este nos dão muito orgulho porque sabemos que a inspiração é essencial no esporte. Queremos que os nossos atletas enxerguem as oportunidades que o meio esportivo oferece para que eles se dediquem cada vez mais", afirmou a secretária Yane Marques. Num auditório cheio, crianças e adolescentes que estão inciando suas trajetórias no esporte puderam fazer perguntas à vontade para o nadador olímpico.

"Conto minha história para falar das minhas vitórias, mas também das minhas derrotas. Não é fácil ser um atleta, não é fácil se destacar, é necessário muito esforço, mas quando se quer de verdade, é possível. No nosso país, o esporte é um caminho para a ascensão, mas é preciso querer e também é preciso estudar. Não adianta você treinar, mas não ser um bom aluno, não cumprir com seus deveres na escola", pontuou Cielo.

Atleta da modalidade vôlei de praia do programa Recife Esportes de Rendimento da PCR, o jovem Erick Tavares, de 15 anos, ficou entusiasmado com a oportunidade. "Foi incrível conhecer de perto um atleta que é também um ídolo pra gente. É impossível não sonhar com o pódio e ver um atleta como Cielo contando os desafios que ele passou, as vitórias e também as dificuldades, é muito inspirador", comentou. Também nadadora e fã incondicional de Cielo, a paratleta Ana Beatriz, de 16 anos, não conteve as lágrimas ao abraçar o ídolo. "Eu nem acredito que pude conhecer de perto uma pessoa que eu sempre admirei, mas que só podia ver pela televisão. Vou guardar esta foto para sempre",disse.

Cesar Cielo é tricampeão mundial na prova dos 50m nado livre e campeão olímpico na mesma prova. É ainda Bicampeão Pan-Americano e o primeiro homem da história a nadar 50 metros abaixo dos 21 segundos. Foi também o primeiro a nadar 100 metros abaixo de 47 segundos. Cielo esteve no Compaz a convite da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.