Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 25.05.18 - 12h27

Prefeito reúne novamente Gabinete de Emergência e garante que serviços essenciais serão mantidos

img_alt

Gabinete de Emergência foi montado para monitorar a crise de abastecimento e assegurar a continuidade dos serviços essenciais para os recifenses (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em meio à instabilidade causada pelo movimento nacional dos caminhoneiros com o bloqueio nas principais rodovias do País, o prefeito Geraldo Julio reuniu mais uma vez nesta sexta-feira (25) o secretariado da Prefeitura do Recife para garantir a continuidade dos serviços essenciais para a população. Este é o terceiro encontro para traçar as estratégias neste momento de crise. Nessa quinta-feira (24), o prefeito teve um encontro com os secretários e, posteriormente, com o Governo do Estado e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para instalação do Gabinete de Emergência. O gestor reafirmou o esforço concentrado da equipe para que todos os serviços essenciais tenham continuidade. 
 
"É importante informar à população que a Prefeitura está mobilizada para minimizar os efeitos dessa crise de abastecimento que o Brasil está vivendo. Enquanto o Governo Federal não consegue terminar este impasse, aqui nós estamos preocupados com a população. Acabei de fazer uma reunião agora de manhã com todas as secretarias: Saúde, Educação, Assistência Social, Emlurb, que é responsável pela coleta do lixo, e todas as outras secretarias para juntar os esforços de cada uma das pastas para que os serviços essenciais funcionem", afirmou o prefeito. 
 
Entre os serviços garantidos estão, segundo o prefeito, a merenda das escolas, os medicamentos dos postos de saúde, a coleta de lixo, que acontece em todas as ruas da cidade para que tudo continue funcionando. "Esse é o esforço que a Prefeitura do Recife está fazendo. Nós acabamos agora uma reunião e teremos outra às 17h. No sábado, às 9h, estaremos novamente reunidos para garantir os serviços essenciais que a população precisa", antecipou Geraldo.
 
Segundo o gestor, nenhuma atividade foi afetada pela crise nacional e a gestão está tomando as atitudes necessárias para garantir o funcionamento dos serviços essenciais. Na área da saúde, estão asseguradas as ambulâncias do SAMU, que estão atendendo normalmente as emergências solicitadas pela população por meio do 192. O prefeito afirmou que o fornecimento de gás, água mineral e alimentação para as unidades de saúde, policlínicas, maternidades, CAPS 24h e o Hospital da Mulher está mantido. 
 
Para garantir a manutenção da limpeza da cidade, os caminhões que realizam a coleta de lixo em todo o Recife estão com o combustível provisionado. As ações de emergência da Operação Inverno também estão sendo feitas pela Defesa Civil do Recife. "Tudo o que a prefeitura realiza, normalmente, na cidade continua funcionando e a gente está monitorando hora a hora, dia a dia, porque a gente não sabe até quando este impasse pode durar", concluiu Geraldo Julio. 
 
Na segurança, o abastecimento das viaturas da Guarda Municipal/CTTU também está garantido, bem como o funcionamento dos dois Centros Comunitários da Paz (Compaz Eduardo Campos e Compaz Ariano Suassuna). As escolas também funcionam normalmente e a Prefeitura garantiu a entrega da merenda e de água mineral para as unidades de ensino.