Secretaria de Educação promove Encontro de Multiculturalidade
Na tarde da última quarta-feira (23), cerca de 100 estudantes da rede municipal de ensino do Recife participaram de um dia repleto de atividades lúdicas, durante o Encontro de Multiculturalidade. Realizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, a ação reuniu escolas de ensino infantil das Regiões Político Administrativas (RPAs) 3, 4, 5 e 6.
O objetivo da ação foi proporcionar um momento de integração entre os estudantes, utilizando o recurso pedagógico dos Brincantes e das obras literárias do ProLer, além de introduzir a educação musical nas escolas através de brincadeiras e conteúdos pedagógico-musicais, de forma interdisciplinar. Diversas ações envolveram os pequenos, entre elas, oficinas, apresentações musicais e contação de história. No foyer, alunos da educação infantil participaram de oficinas de percussão e música e os estudantes dos anos iniciais participaram da oficina “Rima em cordel, “Do rap ao repente”.
O ponto alto da tarde foi a apresentação musical dos Brincantes, que fizeram professores e estudantes do Grupo 4 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental levantarem das cadeiras do Teatro Luiz Mendonça para cantar e dançar. "Atividade lúdica é sempre positiva para as crianças. Na escola, trabalhamos com materiais como o ‘Palavra Cantada’, por exemplo. Os alunos adoram as atividades musicais em sala”, relatou a professora Claudia Regina, da Escola Municipal Severina Lira, localizada na Tamarineira.
A Estudante Aline de Aquino, do 5° ano da Escola Severina Lira, contou entusiasmada sobre o dia festivo. “Eu gostei muito das brincadeiras e aprendi muitas coisas, mas gostei mais do show”, disse. A professora Gabriela Lemos, da Escola Sítio do Berardo, no Prado, também destacou a importância da ação. “Acho que uma das propostas mais importantes do Multiculturalidade é inserir os alunos desde a infância no meio social e cultural. Muitas vezes essa é a única oportunidade que eles têm e que pode acrescentar muito em suas vidas”, destacou.
O PROLER - Obras Literárias, faz parte do Programa de Letramento do Recife (ProLer), programa onde as crianças começam a ter contato com a leitura já aos quatro anos, com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Outro objetivo do ProLer é reduzir o número de estudantes não alfabetizados ou analfabetos funcionais ao término da Educação Básica.