Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 25.05.20 - 13h18

Mais 12 mil livros e uma infinidade de benefícios para a Primeira Infância

A doação foi feita pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal à Prefeitura do Recife e vira um forte aliado na redução dos danos pela covid-19. Com esses 12 mil livros, a gestão soma um total de 29 mil exemplares distribuídos a crianças em situação de vulnerabilidade social no Recife.Eu 

Doze mil livros e uma ação repleta de diversão, criatividade, informação e afeto. Nos próximos dias 27 e 30 de maio, a Prefeitura do Recife realiza a entrega de exemplares que foram doados pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, uma das mais importantes instituições brasileiras que tratam do tema Primeira Infância. A ação, articulada por meio da Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife com foco nas crianças em situação de vulnerabilidade social, conta, mais uma vez, com a valorosa parceira da ONG Visão Mundial e a colaboração das lideranças das comunidades que serão beneficiadas.

Os 12 mil livros serão distribuídos entre os bairros de Boa Viagem, Torre, Pina, Jardim São Paulo, Ipsep e Várzea. A logística da entrega conta com a colaboração da equipe local da ONG Visão Mundial. Serão distribuídos 10 mil exemplares do O Nenê do Zap, que traz conteúdo voltado para conversas e a interação de pais, mães e cuidadores com crianças desde o nascimento até os seis anos de idade, fase da vida que corresponde à Primeira Infância. O personagem dá dicas de como interagir positivamente com bebês e crianças, além de dar informações sobre essa fase tão importante da vida. Nesse momento da pandemia, o Nenê fala sobre o novo coronavírus e dá várias dicas importantes para a família se proteger do contágio e preservar a saúde. 

Os demais 2 mil livros são de exemplares do Cartas aos Meninas e Meninos em Tempos de Covid-19. A produção é do Fórum Mineiro de Educação Infantil que auxilia os adultos (pais, mães, professores e cuidadores) a conversarem com as crianças sobre o momento que estamos vivendo. O conteúdo é produzido por ilustradores de livros infantis, como Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Odilon Moraes, Nelson Cruz, Marilda Castanha e Graça Lima.  

Com uma abordagem lúdica, os livros têm a missão de ser um importante aliado na interação entre adultos e crianças com o objetivo de contribuir com o fortalecimento dos laços afetivos e do desenvolvimento cognitivo, emocional e social.  Por meio da leitura as crianças têm a oralidade estimulada bem como o aumento do poder de compreensão e de interpretação de situações diversas. O contato com os livros também facilita o processo de aprendizagem da escrita que se somam a tantos outros benefícios voltados ao desenvolvimento humano nessa fase inicial da vida. 

“Chegamos à marca de 29 mil livros doados pela Prefeitura do Recife a famílias em situação de vulnerabilidade social nesse período de alerta e de isolamento. Um momento em que as barreiras das diferenças sociais se agravam e as políticas públicas precisam se fazer presentes de diversas formas e em diversas frentes de atuação. O isolamento social, necessário para a proteção da vida, traz consigo como consequência que já estamos vivenciando, o aumento dessas carências. O livro chega como um importante elo entre as famílias e as crianças no intuito de ser instrumento minimizador das perdas que teremos e das correções que precisaremos fazer”, explica Rogério Morais, secretário executivo para a Primeira Infância do Recife. 

Cronograma de entregas:

27 de maio: Torre - entrega na sede do Exército da Salvação

30 de maio: Boa Viagem e Ipsep -  entregas nas sedes dos Projetos Sinal e Esperança, respectivamente