NOTÍCIAS

Defesa Civil | 25.05.22 - 11h17

Em função das chuvas, Prefeitura do Recife suspende parte dos atendimentos de serviços públicos nesta quarta-feira (25)

Orientação é para a população sair de casa somente se necessário. Unidades da rede municipal de ensino tiveram as aulas suspensas, bem como a vacinação itinerante contra covid-19.  Em 24 horas, foram registradas mais de 194 mm de precipitação

Em função das fortes chuvas que precipitam nas últimas 24 horas, chegando a 194 mm de volume acumulado, a Prefeitura do Recife suspendeu parte dos atendimentos de serviços públicos nesta quarta-feira (25). Escolas, creches e unidades de ensino da rede municipal tiveram as aulas suspensas, bem como a vacinação itinerante contra a covid-19 em algumas unidades de saúde. O Abrigo Noturno, localizado na Rua Travessa do Gusmão, no em São José, vai abrir as portas mais cedo para acolher pessoas em situação de rua. Equipes da Assistência Social da Prefeitura estão fazendo buscas ativas para trazer quem se encontra nessa condição. As Salas do Empreendedorismo e unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) também paralisaram as atividades hoje. O edifício-sede, no bairro do Recife, permanece aberto, com a Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) funcionando até às 15h, porém com equipe reduzida. Confira abaixo como fica os demais serviços da PCR: 

Saúde - Nesta quarta-feira (25) estão funcionando normalmente as Unidades Provisórias de Covid (UPC) instaladas nas Upinhas Vila Arraes, na Várzea; Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais (UBT) estão funcionando parcialmente. Também estão funcionando os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

A vacinação itinerante contra covid-19 programada para hoje precisou ser cancelada por causa das fortes chuvas. O centro e drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e algumas unidades de saúde também suspenderam a aplicação das vacinas. No entanto, a imunização está acontecendo, para as pessoas agendadas, no Geraldão, na Imbiribeira, no Centro de Vacinação Infantil da UFPE, na Cidade Universitária; na Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira; no Centro de Saúde Francisco Pignatari, em Casa Amarela; na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria; Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto e no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo, na Cohab. 

A testagem contra covid-19 ofertada na Uninassau, nas Graças, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, está suspensa até o meio-dia, quando será reavaliada a situação. No entanto, os testes estão sendo realizados, por agendamento, nas Upinhas Vila Arraes, na Várzea, Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, e Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; e nas Policlínicas Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, e Arnaldo Marques, no Ibura. 

A Secretaria de Saúde do Recife também precisou cancelar a vacinação contra gripe e sarampo no Shopping Boa Vista, na área central, e as aulas dos Polos da Academia da Cidade, nesta quarta-feira. 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, está com seus serviços ambulatoriais suspensos, mas segue realizando, parcialmente, partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. 

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR e que funciona 24h, está realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela) e Professor Bandeira Filho (Afogados).

Educação - As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas. Todos os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes pela plataforma EducaRecife, por meio dos tablets e internet móvel disponibilizada para a rede. A Prefeitura do Recife também recomendou a suspensão das atividades hoje para toda a rede privada de ensino infantil, médio e superior.

Assistência Social - Em virtude das chuvas, foi antecipando a abertura do Abrigo Noturno Irmã Dulce para receber mais cedo as pessoas em situação de rua. As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) vão fazer uma busca ativa para trazer quem se encontra nessa condição. O Abrigo Emergencial da Travessa do Gusmão tem capacidade para receber 100 pessoas desalojadas e que foram afetadas pelas precipitações.

Os serviços da Assistência Social como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros POP não abriram devido às fortes chuvas. A Central de Cadastro Único, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, permanece funcionando, porém com o quadro de funcionários reduzido. 

Já os equipamentos de Direitos Humanos, como o Centro LGBT, no bairro da Boa Vista, e o Centro Margarida Alves, na sede da PCR, também não funcionam nesta quarta-feira (25). Os dois restaurantes populares irão servir o almoço no horário normal de funcionamento, das 11h às 14h.

Edifício-sede da PCR - O edifício-sede da Prefeitura permanece aberto nesta quarta-feira (25). O atendimento da Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) funcionará até às 15h, mas com equipe reduzida. Contudo, a Prefeitura orienta que os serviços oferecidos pela Secretaria de Finanças podem ser acessados pelo portal Recife em Dia (https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/). A Sala do Empreendedor, que também funciona no edifício-sede da Prefeitura do Recife, suspende hoje o atendimento ao público.

Trabalho e Empreendedorismo -As atividades da Arena GO que ocorreriam nesta quarta-feira (25), no Instituto Shopping, próximo à comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, foram suspensas. As Salas do Empreendedorismo situadas no edifício-sede da Prefeitura e nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara também estão com o atendimento suspenso, bem como as agências do Trabalho de Casa Amarela e aquelas localizadas nas unidades do Compaz.

CTTU - Em virtude das fortes chuvas, todos os atendimentos presenciais na Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) - recursos de infrações, documentação de idosos e setor de transportes - agendados para esta quarta-feira (25) estão suspensos. Novas datas poderão ser agendadas.

Controle Urbano - Os atendimentos presenciais nas sedes das três regionais da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) foram suspensos devido às chuvas desta quarta-feira (25).

Jardim Botânico do Recife - Por conta das fortes precipitações registradas nas últimas 24 horas, as atividades do Jardim Botânico do Recife foram suspensas e o equipamento municipal ficará fechado nesta quarta-feira (25).

Compaz - As unidades do Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro) e Dom Hélder Câmara (Coque) estão com as atividades e atendimentos suspensos até o meio-dia, podendo estender essa decisão para tarde e noite. O Compaz Miguel Arraes (Caxangá) não vai funcionar hoje.

Cultura - Devido ao volume recorde de chuvas registrado nesta quarta-feira, vários espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife precisaram suspender seus expedientes de atendimento ao público. Não abrirão as portas hoje os Museu da Cidade, MAMAM, Paço do Frevo e Museu Murillo La Greca, Teatro do Parque e Galeria Janete Costa. Nos teatros Luiz Mendonça, Apolo, Hermilo Borba Filho e em todos os equipamentos públicos culturais localizados no Pátio de São Pedro, não haverá atividades pela manhã. A programação de hoje do Festival da Seresta, que conta com apoio do poder público municipal, também foi suspensa.

Turismo e Lazer - Os Centros de Atendimento ao Turista estão com os serviços suspensos no dia de hoje. O passeio a pé agendado para a tarde desta quarta-feira, do projeto Olha!Recife, será adiado. Novas datas poderão ser agendadas.

Mulher - O Centro de Referência Clarice Lispector, localizado em Santo Amaro, segue com funcionamento normal. Entretanto, devido às chuvas, o Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector, localizado no Ipsep, teve seus serviços suspensos. As Salas da Mulher no Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara estão com as atividades e atendimentos suspensos até o meio-dia, podendo estender essa decisão para tarde e noite. A Secretaria da Mulher dispõe ainda dos serviços por telefone, ambos com atendimento 24h. Liga Mulher 0800 281 0107 e Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138.

Esportes - O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado na Imbiribeira, não terá atividades hoje. As aulas que ocorrem nas unidades Academias Recife, que são ao ar livre, também foram suspensas.

Hospital Veterinário do Recife - Os atendimentos no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo, situado no bairro do Cordeiro, seguem normalmente. Contudo, os tutores que tinham procedimentos agendados para esta quarta-feira (25) e não puderam comparecer, poderão reagendar a solicitação. Para tanto, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais orienta ligar para o telefone 4042-3034 e confirmar nova data.