NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.12 - 18h53

17º Festival de Dança promove apresentações antecipadas de balé clássico e dança contemporânea nesta terça-feira (26)

Evento acontece no Teatro Luiz Mendonça com espetáculos de escolas de dança.

Um dos convidados, o Ballet Cláudia São Bento mostra o seu trabalho ao público recifense. Foto: Wilian Aguiar

O 17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) é promovido pela Prefeitura todos os anos no mês de outubro. Mas a partir deste mês, o festival antecipa algumas atividades como o objetivo de aquecer o público em torno da dança. Nesta terça-feira (26), a partir das 20h, o FIDR promove espetáculos de escolas de dança conceituadas do Recife. Para este primeiro encontro, foram convidados o Ballet Cláudia São Bento, o Ballet González, o Ballet Maysa e a Cia. de Dança Fátima Freitas, que farão apresentações de dança clássica e contemporânea na mesma noite. O ingresso custa R$ 20 (preço único promocional). O festival programa outras apresentações para os próximos meses.

Abrindo a noite, o Ballet Cláudia São Bento vai apresentar o grandioso 1º ato do Ballet Coppélia, obra cômica e sentimental, originalmente em três atos, sobre o viúvo Coppelius, que inconsolado com a morte recente de sua esposa, tenta transformar uma jovem bailarina em boneca semelhante a sua falecida mulher. A ideia vai interferir no romance entre dois noivos, a jovem Swanilda e Franz, um estudante de botânica mais apaixonado pelas borboletas do que pela noiva. A coreografia original é de Arthur Saint-Léon, com adaptação e direção de Cláudia São Bento. O elenco é formado por estudantes e bailarinos profissionais como Juliana Siqueira, Pablo Cavalcanti, Maria Marina São Bento (no papel título), Caio Viana, Davison Carvalho e Allan Delmiro, entre outros.

Em seguida, é a vez do Ballet González, coordenado pelo bailarino e professor cubano Luís Rubén González, que apresentará o pas de deux do Ballet Don Quixote, obra original de Marius Petipa. A terceira atração é o Ballet Maysa, que sob a direção de Simone Monteiro, vai mostrar quatro pequenas variações do repertório clássico, além de dois solos livres. São eles: Fernanda Valeri na coreografia Princesa Florine, do Ballet A Bela Adormecida; Raíssa Araújo na 1° Variação Pas de Trois do Ballet Lago dos Cisnes; Vanessa Oliveira na 1° Variação do Rio Nilo, trecho do Ballet A Filha do Faraó; Priscilla Paschoal  na coreografia Adágio de Frígia, do Ballet Spartacus. Concluindo, Fernanda Valeri e Raíssa Araújo voltam ao palco, respectivamente nas coreografias Luiza e Por Um Sonho, criações da própria Simone Monteiro.

Finalizando a noite, a Cia. de Dança Fátima Freitas apresenta coreografia em dança contemporânea de Isabel Ferreira Baiaobembolado, recentemente selecionada para a mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville (SC) deste ano, que acontecerá de 18 a 28 de julho. A obra trata do sofrimento do povo nordestino, mas, também, da sua força nesta luta, ao som da música instigante de Luiz Gonzaga (Pagode Russo), com interpretação de Zeca Baleiro.

Ações antecipadas do 17º Festival Internacional de Dança do Recife

Espetáculos do Ballet Cláudia São Bento, do Ballet González, do Ballet Maysa e da Cia. de Dança Fátima Freitas

Terça-feira (26), às 20h

Teatro Luiz Mendonça: Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem.

Ingresso: R$ 20 (preço único)

Informações: 81 3355-9821 / 3355- 9822