NOTÍCIAS

| 25.06.12 - 13h04

Estação Central do Metrô terá posto temporário de vacinação contra a paralisia infantil

Posto temporário de vacinação contra a paralisia infantil será na Estação do Metrô. Foto: Inaldo Menezes

Público alvo é formado por crianças com menos de cinco anos de idade
 
Durante os dias 26 e 27 de junho, a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará um posto temporário de vacinação contra a paralisia infantil na Estação Central do Metrô (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José). A imunização ocorrerá das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. O público alvo da iniciativa é formado por crianças com até cinco anos de idade incompletos.
 
De segunda a sexta, a vacina pode ser encontrada em mais de 160 unidades da rede municipal até 6 de julho, quando se encerra a campanha nacional. No Recife, cerca de 103,4 mil meninos e meninas estão na faixa etária da mobilização. A meta do Ministério da Saúde é contemplar pelo menos 98,2 mil deles. Entre as instituições que já receberam postos temporários estão os supermercados Todo Dia (Afogados) e Hiperbompreço (Estância), os shoppings Boa Vista e Tacaruna e a AACD (Ilha Joana Bezerra).
 
Sobre poliomielite – É uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida pelo poliovírus. A infecção ocorre por via oral-fecal, atinge o sistema nervoso e pode provocar paralisia, principalmente nos membros inferiores. Existe de forma endêmica no Afeganistão, Nigéria e Paquistão e está presente em outros 23 países, como Angola, Libéria, Uganda e Senegal.
 
O último caso da enfermidade no território nacional foi registrado em 1989, em Souza, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.