Testagem rápida de HIV atraiu o público em polos juninos do Recife
Entre 22 e 24 de junho, mais de 750 exames foram realizados. A iniciativa será repetida no próximo fim de semana
Os estandes montados pela Secretaria de Saúde do Recife para a realização de testagem rápida de HIV nos polos da Praça do Arsenal (Bairro do Recife) e no Sítio Trindade (Casa Amarela) tiveram bastante movimento durante o São João. Entre os dias 22 e 24 de junho, mais de 750 exames foram feitos. Os resultados saíam em meia hora. Os participantes ainda receberam orientações sobre cuidados e prevenção em relação a doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais.
“O oferecimento do serviço nos principais polos de festa durante o São João é importante porque facilita o acesso da população, pode antecipar o diagnóstico e ainda amplia a divulgação acerca da prevenção e detecção de doenças. A iniciativa ajuda também aqueles que não costumam procurar as unidades de saúde”, explicou o coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife, Acioli Neto. Segundo o gestor, o número de exames realizados nas noites juninas foi acima do esperado.
A realização do exame ocorria de forma simples. Depois de uma rápida orientação, os interessados eram encaminhados para a coleta de sangue, conseguido por meio de um furinho na ponta do dedo – como no teste de glicose. Cerca de 15 profissionais da rede municipal de saúde atuavam em cada um dos postos, entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais.
Entre os examinados, nove apresentaram resultado positivo. Desses, três eram mulheres – com 18, 41 e 46 anos de idade. Os homens infectados tinham 16, 18, 19, 21, 22 e 41 anos. Todos os casos confirmados foram encaminhados para as unidades de saúde de referência nos municípios de moradia.
A testagem rápida de HIV será oferecida nesta sexta (29) e sábado (30) no Sítio Trindade. O estande funcionará das 18h à meia-noite.