NOTÍCIAS

Esportes | 25.06.14 - 15h21

Festival da Bola usa o futebol para difundir valores sociais

Fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife e a agência alemã GIZ, iniciativa beneficia 200 crianças e jovens do Recife. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A prática do futebol pode ser uma oportunidade para a difusão de valores sociais, como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero. Esta é a filosofia do Festival da Bola, parceria entre a Prefeitura do Recife e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), agência ligada ao governo da Alemanha, com atuação no Brasil há mais de 30 anos. Cerca de 200 crianças e jovens participam do evento, que acontece até o final da Copa do Mundo, no Parque Arraial Novo do Bom Jesus, na avenida do Forte, bairro dos Torrões, e inclui atividades educativas e esportivas ligadas ao futebol.

Nesta quarta-feira (25), um dia antes do confronto decisivo entre Alemanha e Estados Unidos, que jogam na Arena Pernambuco, representantes da Prefeitura e da GIZ reuniram os participantes para assistir a apresentações culturais antes de entrar em campo. "Iniciativas como essa ajudam a difundir valores positivos nos jovens. As atividades não seguem a lógica da competição, da disputa, e sim da solidariedade e da integração", afirma o secretário-executivo de Copa e Legado da Prefeitura do Recife, Danilo Moreira.

O Maracatu Cruzeiro do Forte e a Quadrilha Luminar se apresentaram antes das atividades recreativas e educacionais. Para o assessor-técnico da GIZ, o alemão Sascha Bauer, a ideia é destacar a importância do esporte para o desenvolvimento humano. "Usamos o futebol como ferramenta para trabalhar vários conceitos, estimulando a autoconfiança, a capacidade de comunicação, o respeito. É uma forma de manter os jovens afastados da violência e das drogas", diz Sascha, que também é treinador de futebol ligado à Confederação Alemã.

O Festival da Bola beneficia alunos da escola municipal Arraial Novo do Bom Jesus e moradores de comunidades do entorno, com idade entre 10 e 18 anos, sendo 100 do sexo feminino. "Estou gostando muito e quero aprender cada vez mais. Já jogava futebol antes, mas agora estou com vontade de participar de outros torneios. Até aprendi alguma coisa de alemão!", disse o estudante Mateus Ramos, de 11 anos. A equipe de trabalho, formada por quatro professores de educação física e quatro auxiliares, foi capacitada pela GIZ. Participam do evento as secretarias municipais de Esportes e Copa do Mundo e Educação.

COOPERAÇÃO - A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) é uma agência alemã de cooperação para o desenvolvimento, com presença no Brasil desde os anos 1980. No momento, a entidade tem mais de 150 colaboradores atuando no País e apoia o governo da Alemanha na área de relações internacionais, com foco em parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável.