NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.14 - 08h52

Prefeito Geraldo Julio comemora a noite de São João em quatro arraiais da PCR

Acompanhado pela primeira dama, o prefeito esteve no Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, Lagoa do Araçá e Cordeiro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

No Recife, a noite de São João não poderia ser diferente: forró, apresentação de quadrilha, comidas típicas e muita animação. Nesta terça-feira (24), o prefeito Geraldo Julio esteve em quatro arraiais instalados pela Prefeitura do Recife para conferir de perto a festa dos recifenses. Acompanhado pela primeira dama Cristina Mello, o gestor prestigiou as atrações na Jaqueira, Sítio Trindade, Lagoa do Araçá e Cordeiro. Este ano, os homenageados são o poeta e cantor Petrúcio Amorim e a quadrilha junina Arraialzinho do Cordeiro, a mais antiga em atuação no município. A programação, que segue até o dia 29 de junho, conta com 800 atrações, sendo 99% de artistas locais distribuídos em 60 arraiais oficiais.

Geraldo Julio fez questão de cumprimentar os forrozeiros de plantão e reforçou o convite para quem ainda não curtiu o São João do Recife. “Ainda temos alguns dias do nosso festejo junino. Quem não veio ainda, aproveita para participar. É uma festa muito boa, pernambucana. Todos os artistas são da terra se apresentando. Essa é a valorização que a gente faz à cultura. Esse é um São João de grande sucesso; o maior que o Recife já teve e com certeza o mais animado também. Quem não veio, venha logo que tem muito forró”, afirmou, depois de dançar forró com seu esposa.

A primeira parada do prefeito foi no arraial infantil instalado no Parque da Jaqueira. Inédito no São João do Recife, o espaço soma-se a outros três destinados exclusivamente para a criançada: Parques de Santana e Dona Lindu e Ponto de Parada. Na Jaqueira, a animação ficou por conta das Fadas Magrinhas. Uma alegria para os pequenos e seus pais, que agora contam com uma opção de lazer junina destinada aos seus filhos. "Está mais que aprovado. Aqui é mais tranquilo. Gostei muito da iniciativa", disse a estilista Ana Karla Rodrigues, 32 anos, que estava no local com a filha Mariana, de 5 anos.

No Arraial Dominguinhos Sítio Trindade o forró correu solto com Mestre Camarão, considerado um dos maiores sanfoneiros do Brasil. Como parte da programação desta noite, a banda Flor do Muçambê e o artista Nando Cordel vão comandar o São João no local. Ainda no Sítio, o prefeito seguiu para o palhoção das quadrilhas, onde a Sanfona Branca se apresentou com as arquibancadas lotadas. Uma noite imperdível para quem gosta de prestigiar esse tipo de atração, como a estudante Renata Oliveira, 22. “Eu tenho muita vontade de dançar quadrilha, por isso todo ano venho assistir as apresentações aqui. É um espaço excelente e seguro”, comentou.

Dudu do Acordeon conduziu a festa na Lagoa do Araça, que foi transformada em arraial pela primeira vez neste São João. O espaço ficou lotado e fez sucesso entre os presentes. A dona de casa Virgínia Campos, 55, disse que fará questão de participar da festa todos os anos. "Esse espaço trouxe vida para o nosso bairro. As pessoas estão aproveitando com alegria, segurança. É assim que tem que ser”, afirmou. Da lagoa, o gestor seguiu para o arraial do Cordeiro, onde se encontrou com Petrúcio Amorim, o grande homenageado deste ano no São João do Recife, que não escondeu a sua satisfação pela honraria. “Tudo é felicidade. Uma gratidão muito grande a Prefeitura do Recife. Esse é um ano especial e ser homenageado é uma gratidão para todo artista”, destacou Petrúcio.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Depois da bem sucedida experiência do pool de TVs e sites que transmitiu o Carnaval do Recife 2014, do Marco Zero, ao vivo, para o Brasil e para o mundo, a Prefeitura do Recife está levando ao ar os festejos juninos da cidade. O Sítio Trindade foi o Arraial escolhido para mostrar o melhor do São João nordestino, desde esta terça-feira (24) e nos dias 27 e 28 de junho. Os internautas podem assistir pelo site oficial do São João do Recife. Já as TVs abertas terão o sinal disponível por 21 horas ao longo dos três dias.

Nessas datas, quatro câmeras de alta definição, com som digital direto da mesa, serão disponibilizadas para todas as emissoras de televisão, sites e portais, sem qualquer custo. Os veículos de comunicação vão contar ainda com flashes e imagens dos outros principais arraiais organizados pela Prefeitura.