NOTÍCIAS

| 25.06.14 - 17h53

Saúde Mental do Recife intensifica ações pelo Dia Nacional de Combate às Drogas

O dia 26 de junho foi designado pela ONU como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas, sendo também adotado pelo Brasil como o Dia Nacional de Combate às Drogas. Neste ano de 2014, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, promove uma série de atividades voltadas à atenção das pessoas usuárias de álcool e outras drogas com foco especial na Copa do Mundo 2014 e o Ciclo Junino.

Iniciativas de promoção à saúde estão sendo intensificadas na cidade. Para isso, 130 profissionais utilizam estratégias de abordagem por Agentes Redutores de Danos e encenação de arte-educadores, sensibilizando quanto ao tema, para estimular a adoção de medidas preventivas relacionadas aos comportamentos de risco dos usuários de drogas. A proposta é o bem-estar de usuários e de outras pessoas, garantindo um Ciclo Junino e de COPA mais seguro e saudável, sem abrir mão da diversão e do prazer.

Estão sendo priorizados os locais de maior aglomeração com ações junto aos frequentadores da Fifa Fan Fest e bares, profissionais do sexo, polos descentralizados e polinhos do Ciclo Junino, além dos locais de grande deslocamentos de pessoas: aeroporto , porto e metrô. Serão distribuídos 50 mil preservativos masculinos, 10 mil femininos, 10 mil sachês de gel lubrificante e mais 10 mil porta-tudo para guardar documentos. Também serão entregues 5 mil garrafas de água mineral e 5 mil copos de água mineral. Uma equipe fixa com 06 Agentes Redutores de Danos (ARDs) estará até o dia 30 no Sítio da Trindade – o maior polo junino do Recife – para fazer abordagem, entrega de insumos, apresentação de cordel com participação da Dreag Queen Viviane Viva Voz. Outra equipe com 12 ARDs estarão na Praça do Arsenal e Rua da Moeda, equipes itinerantes circularam no Parque Dona Lindu e os demais polinhos juninos da capital.

Riscos - O exacerbado uso de drogas, especificamente o álcool, é responsável pelo aumento significativo de acidentes de trânsito, violência, além de infecções por HIV/DSTs. A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Recife tem dentre as suas diretrizes de cuidado à saúde, a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo, crack e outras drogas, atuado nos eventos festivos da cidade com intervenções educativas e distribuição de insumos junto a população.