Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.18 - 15h00

Arraiais de Bairro fizeram o domingo virar festa em vários locais da cidade

img_alt

Festejos promovidos pela Prefeitura do Recife tiraram milhares de pessoas de casa na noite de São João, véspera de expediente. Semana segue festiva na cidade (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

Forró, coco de roda, ruas animadas, enfeitadas e coloridas, espetáculos de quadrilhas juninas, trios pé-de-serra, apresentações de novos grupos e diversos shows de cantores já consagrados no cenário do forró brasileiro. Teve tudo isso e muito mais neste domingo junino, na programação montada pela Prefeitura do Recife, para celebrar a festa mais nordestina do calendário brasileiro.

A festa gratuita continua até o dia 30 junho, com eliminatórias do 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis, no Compaz do Alto Santa Terezinha, nos próximos dias 26 e 27; Festa do Fogo, também no dia 27, no Pátio de São Pedro; finais dos concursos de quadrilhas juninas infantis e adultas, nos dias 28, 29 e 30, no Sítio Trindade; programação musical nos dias 28 e 29, no Pátio de São Pedro; além da festa em Brasília Teimosa, no próximo dia 29, em devoção ao padroeiro dos pescadores, último santo a ser festejado no ciclo junino.

Além do colorido espetáculo das quadrilhas, o Sítio Trindade também recebe programação musical nos próximos dias 28, 29 e 30.

Campo Grande e Cordeiro – Ontem, na última noite de programação em sete dos Arraiais de Bairro espalhados pela cidade, a festa foi animada. Em Campo Grande, a principal atração da noite foi a dupla Caju e Castanha, que apresentou um repertório com sucessos autorais e clássicos de Luiz Gonzaga. Após um show muito aplaudido pelo público, ta dupla fez questão de prestar uma homenagem à secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, entregando um CD autografado e um pandeiro personalizado com os seus nomes, como forma de agradecimento pelo apoio que a atual gestão da cidade vem dando à cultura pernambucana.

“Quando voltarmos ao Recife, no mês de agosto, quero improvisar uma embolada com a senhora tocando esse pandeiro ao meu lado”, brincou José Roberto da Silva, o Castanha, que celebrou a grade junina com atrações 100% nordestinas. “É uma prova de compromisso com nossa cultura popular.”

O público aprovou a embolada da dupla. “Conheci os dois em meados da década de 1970, quando eles se apresentavam pelas ruas centrais do Recife. Até hoje sou fã número um”, declarou-se o engenheiro aposentado José Trajano de Lima, 73 anos.

Quem também arrancou muitos aplausos durante a programação junina em Campo Grande foi a Família Salustiano e a Rabeca Encantada, que apresentou um repertório com muito forró rabecado, coco de roda e cavalo marinho. A vendedora Arlete Santana, de 42 anos, elogiou a programação junina deste ano. “Moro aqui perto e adoro o mestre Salu e toda sua família, o show está muito bom e a programação junina está ótima”, opinou.

Outro arraial de bairro que reuniu excelente público na noite de ontem foi o do Cordeiro. Os destaques ficaram por conta das apresentações da cantora Nádia Maia e da banda Tribo Cordel, comandada pelos filhos do cantor Nando Cordel, Tauã e Caiã.

A forrozeira recifense Nádia Maia, nascida no bairro do Cordeiro, fez uma apresentação elétrica, com muito forró pé-de-serra. “Estou muito feliz em me apresentar aqui, no bairro onde nasci”, disse a cantora. O público retribui a energia. “O que é legal em Nádia é que ela sempre coloca todo mundo para dançar”, disse a estudante Tâmara Cristina, 21 anos.

Para as gêmeas Marina e Marisa Albuquerque, 20 anos, a atracão mais esperada da noite, que fez elas se deslocarem das Graças, era a Tribo Cordel. “Eles têm músicas muito legais. É a primeira vez que conseguimos ver um show de perto”, disse Marina.

Ibura e Lagoa do Araçá - No polo do Ibura, montado na quadra da Rua Afonso Arinos, quem abriu os trabalhos da noite foi o Coco Popular da cidade de Aliança. Depois os forrozeiros Tonny Melo e Tiago Giba mantiveram a animação do público presente. Em seguida, teve apresentação da quadrilha junina Arrocha o Nó. O estudante Welington Costa levou sua filha Ana Bele, para assistir às apresentações. “Ela ainda tem um aninho, mas já gosta de ver o colorido e a movimentação das pessoas durante a festa”, disse. A noite ainda teve show dos cantores Aluízio do Acordeom, João Lacerda e Cylene Araújo.

No palco da Lagoa do Araçá, onde uma multidão se reuniu para acompanhar as atrações, as primeiras apresentações foram da cantora Márcia Pequeno e, na sequência, da banda Forró do Moído, que pôs todo mundo para dançar ao som dos seus grandes sucessos. Após o show, a quadrilha junina Raízes do Pinho também fez bonito e encantou o público com um belo desfile.

O cantor Cezzinha subiu ao palco logo em seguida para fazer um show repleto de hinos da música nordestina. Com um repertório composto por clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Fagner, entre outros mestres, o pernambucano fez todo mundo cantar e dançar.

Bem pertinho do palco, a estudante Rafaela Macedo cantava e vibrava com todas as canções. “É sensacional poder ver de perto uma pessoa que a gente admira tanto. Estou emocionada”, disse. Em seguida, foi a vez da cantora Nena Queiroga mostrar que é tão boa no forró quanto no frevo, com um show em homenagem à cantora Elba Ramallho. A noite encerrou com show do forrozeiro Dudu do Acordeom.