Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.06.20 - 13h30

Prefeitura do Recife inicia distribuição de 100 mil máscaras para a população nesta sexta (26)

img_alt

Ação tem o objetivo de reforçar os cuidados pessoais durante a nova etapa da pandemia, com a retomada de algumas atividades. Máscaras foram adquiridas junto à costureiras, MEIs e Microempresas do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

A partir desta sexta-feira (26), a Prefeitura do Recife inicia a distribuição de 100 mil máscaras de tecido para a proteção da população, nos mercados e feiras públicas, parques, na orla e ruas do centro da cidade.  O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (25), pelo prefeito Geraldo Julio. Junto com a distribuição de máscaras a, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, através do Programa Saúde em Todo Lugar, criou as Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19, onde vão ser dadas informações para a população. 

“Com as reaberturas que foram feitas, os cuidados individuais ganharam ainda mais importância. O uso da máscara, a higiene e a distância do outro são fundamentais. E para reforçar isso, nós estamos comprando máscaras feitas por costureiras para a distribuição junto à população. Mercados públicos, feiras, parques, orla e centro da cidade serão os pontos onde nós faremos essa distribuição. Nesse primeiro momento, serão distribuídas cem mil máscaras de tecido. Queríamos agradecer às costureiras, agradecer a todos que usam máscaras todos os dias e pedir aqueles que ainda não estão usando, que passem a usar para sua segurança e para proteger o outro”, disse o prefeito Geraldo Julio. 

O material de proteção foi confeccionado por costureiras, Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) da área de confecção contratados pela Prefeitura do Recife, através de edital divulgado em maio.  A ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) contratou 148 costureiras e 14 pessoas jurídicas, que estão aptas a produzir as máscaras.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19 vão oferecer à população orientação e divulgar os aplicativos Atende em Casa, que agora oferece teleacolhimento;  Movimenta Recife e Dycovid, além da distribuição das máscaras. Os profissionais também vão dar orientação sobre os protocolos de convivência com a covid-19. 

“O Programa Saúde em Todo Lugar, da Prefeitura do Recife, vai iniciar operação das Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19, a partir da próxima segunda-feira, em mercados, feiras e ruas do centro da cidade. Nelas, teremos profissionais de saúde e de outras áreas da Prefeitura fazendo várias orientações para a população, todos eles importantes no enfrentamento da covid-19. Também daremos dicas de como cuidar do corpo e da mente nos tempos de pandemia”, explicou o secretário.