Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 25.06.20 - 14h36

Programa Parceria atinge a marca de 1.000 famílias beneficiadas no Recife

img_alt

Somente este ano foram concluídas mais de 100 intervenções, onde a Prefeitura fornece o material e o acompanhamento técnico, e os moradores executam o serviço (Foto: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR)

 

O Programa Parceria chegou a marca de 1.000 famílias contempladas com algum serviço em todo o Recife desde 2013. Através da Secretaria Executiva de Defesa Civil, moradores de localidades de morro e também de áreas planas da cidade receberam alguma obra no imóvel, seja um muro de contenção, drenagem, escadaria, fossa, melhoria habitacional, entre outros tipos de intervenções de intervenção. Somente em 2020, apesar da pandemia da Covid-19, mais de 100 dessas obras já foram entregues. 

Atualmente, apesar da pandemia da Covid-19, a Defesa Civil do Recife e a população conseguiram concluir mais de 100 dessas obras. Outras 80, mesmo com a pandemia, seguem em andamento. A previsão da Defesa Civil é que aproximadamente 500 obras estejam concluídas ou em andamento até o final deste ano. O programa consiste em a Prefeitura fornecer o material e o acompanhamento técnico necessário, e a população entra com a mão de obra.

“Hoje temos um conjunto de obras concluídas junto com a população que promovem mais segurança a 1.000 famílias e que estão dentro de todas as normas de engenharia, levando a tranquilidade que o morador merece. Este trabalho é de parceria, como o próprio nome diz, onde a Prefeitura e o cidadão trabalham juntos. Isso traz agilidade, rapidez, e facilidade nas construções”, destacou o coronel Cássio Sinomar, secretário executivo de Defesa Civil do Recife.

“Para as obras do Parceira, nós avaliamos a viabilidade técnica e social. A técnica é se a construção pode ser feita de forma segura, orientada por um engenheiro da Prefeitura com acompanhamento técnico dos nossos agentes. Já a social, vemos se a população pode entrar com a mão de obra, nos ajudando. Isso dá uma grande velocidade na construção dessas obras”, acrescentou o coronel.