NOTÍCIAS

Cultura | 25.07.13 - 22h33

Prefeitura do Recife volta a retirar fiteiros instalados no entorno de escolas

Dois bairros da Zona Norte serão alvos da ação desta sexta-feira (26)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realiza, nesta sexta-feira (26), a retirada de fiteiros instalados no entorno de escolas públicas no bairro de Beberibe e Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Duas unidades de ensino vão receber a ação. A Escola Estadual José dos Anjos e Escola Pedro Augusto Carneiro.  A ação será realizada pela Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), e contará com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU), Guarda Municipal, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

A medida cumpre recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), baseada na Lei Estadual nº 10.454/1990, que proíbe atividades nocivas no entorno de unidades de ensino. “Vamos retirar atividades como bares perto de escolas, com o fim de garantir a segurança dos estudantes”, enfatiza a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. A operação também visa desobstruir o passeio público e devolver a calçada aos pedestres.

Os proprietários dos equipamentos foram alertados da operação durante vistorias realizadas desde o início deste ano. A Secon também disponibilizará transporte para encaminhar as barracas para endereço informado pelos proprietários. Esta é a terceira ação de remoção de fiteiros e barracas no entorno de escolas este ano. Em abril, 36 equipamentos foram removidos da calçada da Rua Uriel de Holanda, em frente à Escola Estadual Pedro Celso, no bairro de Beberibe. Este mês, 34 equipamentos foram retirados do entorno de quatro instituições localizadas no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.