NOTÍCIAS

Cultura | 25.07.14 - 16h03

Árvore de grande porte na avenida Norte recebe nova intervenção nesse domingo (27)

A Emlurb, em uma ação conjunta com a CTTU e o Recife Grande Consórcio, continua a retirada da árvore de grande porte em área privada situada na avenida Norte, nº 4.800, próximo ao Armazém Coral e à entrada do bairro da Mangabeira.

Não haverá intervenções no sábado (26), apenas no domingo (27), quando esse trecho da avenida Norte será fechada das 7h à 17h, para o trabalho de erradicação. A árvore do tipo Ficus elástica (Ficus italiana) apresenta danos severos em seu tronco o que pode ocasionar sua queda.

A ação tem a anuência do Ministério Público de Pernambuco, através do entendimento do promotor de meio ambiente, Geraldo Magela. A Prefeitura do Recife irá realizar a compensação pela erradicação da árvore, fazendo o plantio de mudas nativas no entorno, em acordo com o Ministério Público de Pernambuco e Secretaria de Meio Ambiente do Recife.

Motivo para a erradicação - A árvore de grande porte apresenta danos fitopatológicos severos no seu interior, provocados por ataques de cupins, sem possibilidades de recuperação com tratamento fitossanitário ou intervenções do tipo dendrocirurgia, além de processo de deterioração por fogo. As raízes comprometem a estrutura física dos imóveis, com infiltração no subsolo do prédio ao lado, na caixa d’água do edifício, e na parede da casa.