NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 25.07.15 - 11h57

Estudantes da rede municipal do Recife ministram oficinas de robótica na Campus Party

img_alt

Os jovens vêm de sete escolas públicas e estão fazendo demonstrações das modalidades robótica livre, de encaixe e humanóide. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

"Meu sonho é fazer faculdade de mecatrônica. Comecei a ter aulas de robótica no ano passado e já aprendi a programar robôs". Cursando o 9º. ano na Escola Municipal João XXIII, na Iputinga, o estudante Emanuel Leal é um dos 30 alunos da rede municipal de ensino encarregados de ministrar oficinas de robótica, no estande montado pela Prefeitura do Recife na 4ª edição da Campus Party. Os jovens vêm de sete escolas públicas e estão fazendo demonstrações das modalidades robótica livre, de encaixe e humanóide. 

Emanuel Leal e seus colegas apresentam a linha de robótica com robôs humanóides, que são chamados de NAO (cérebro em chinês). "A gente programa os robôs para imitar os movimentos das pessoas. Eles dançam, jogam bola, piscam e cantam", explica. Na mesa ao lado, o grupo da estudante Mikelli Maria da Silva, que cursa o 8º ano na Escola Municipal Dom Bosco, trabalha com a robótica de encaixe, que usa robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Nessa linha, há máquinas controladas por controle remoto (inclusive por celular) e outras comandadas por fio. 

"Estamos demonstrando cada etapa do funcionamento dos robôs. Cada prova tem um objetivo. Alguns deles giram, outros abrem as portas. Levamos nosso trabalho para um torneio regional em Natal e, para nossa surpresa, ficamos em terceiro lugar em programação", conta Mikelli. Alunos das escolas municipais Rodolfo Aureliano, Arraial Novo do Bom Jesus, Antônio de Brito Alves, São Cristóvão, João XXIII, da Iputinga e Dom Bosco estão ministrando as oficinas. Os participantes da Campus Party podem aprender também sobre a criação de desenhos animados e vídeos em Stopmotion, além de conhecer a Mesa Interativa, que usa a tecnologia para disponibilizar recursos pedagógicos aos alunos.

Imprensa Mirim - Também no estande da Prefeitura do Recife, alunos das escolas municipal Pedro Augusto e São Cristovão atuam na cobertura jornalística da feira de tecnologia, por meio de textos, fotos e vídeos, dentro do projeto Imprensa Mirim. O conteúdo produzido por eles está sendo postado no Facebook e no blog da Unidade de Tecnologia (Unitec) da Secretaria de Educação do Recife. "Sou apaixonado por edição, filmagem e fotografia. Estou usando também as redes sociais, como Instagram e Youtube, para postar nossos vídeos", conta o estudante Yuri Lyra, que cursa o 9º ano na Escola Pedro Augusto.