NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.07.15 - 11h59

Idosos do projeto Navegar é Preciso conhecem a arena da Campus Party 2015

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, apresentou a feira de tecnologia aos idosos do curso de informática, aproximando os idosos do avanço digital e encurtando a distância entre as gerações

Neste segundo dia da Campus Party, um grupo de idosos que participa do projeto de inclusão digital Navegar é Preciso, realizaram uma visita os estandes da feira de tecnologia e puderam conhecer de perto as novidades do mundo digital e milhares de jovens em atividade, nesta sexta-feira (24), no Centro de Convenções. A visita foi articulada pela Divisão da Pessoa Idosa, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.

 A primeira parada do grupo de 12 idosos foi no estande da Prefeitura do Recife, onde foram apresentados ao projeto de robótica desenvolvido por alunos da rede municipal de ensino, além dos avanços digitais a serviço dos direitos humanos, entre eles, a Calçada Sensorial, desenvolvida pela Uninassau, para sensibilizar as pessoas quanto às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, idosos e gestantes ao caminhar nas ruas da cidade. 

Durante o evento as pessoas podem fazer parte da “brincadeira” colocando uma venda nos olhos e se locomovendo pela calçada. A experiência faz parte do desafio Hacker Cidadão 2.0, lançado pela SDSDH, para que os inscritos desenvolvam um aplicativo móvel ou dispositivo com o objetivo de garantir a mobilidade segura das pessoas com deficiência, informando eventuais obstáculos no caminho. O julgamento dos trabalhos apresentados será no dia 25 de julho com premiação surpresa. 

O casal de aposentados Adail Gomes de Lima, 69, e Rubércio Almeida, 73, integram o grupo do Navegar é Preciso, e ficaram maravilhados com a experiência de conhecer a Campus Party 2015. Com olhares atentos a tudo e quase sem piscar os olhos para não perder nenhum detalhe, o casal ressaltou que a curiosidade e a vontade de aprender são as armas contra o envelhecimento do cérebro. "Estou em rede social, pesquiso receita, pesquiso sobre as doenças que tenho ou quando vejo televisão alguma coisa que não entendo, anoto para procurar na internet. Se a gente parar morre", contou Adail.  

A chefe de Divisão da Pessoa Idosa, Ana Elizabeth Monteiro, explicou que, aquela turma, por já ter terminado o curso Navegar é Preciso, já está mais inteirada do universo digital. "Agora estamos apresentando as novidades tecnológicas, o que pode ser criado para melhorar o futuro das pessoas, noções de como funciona a comunicação por fibra óptica, os projetos e desafios que estão sendo desenvolvidos, não apenas computador, tablet", pontuou.

 OS idosos conheceram o estande do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), conversaram com campuseiros vindos de outros estados e saíram da Campus Party mais perto do futuro que está sendo construído no Recife. "Parece que estou em outro planeta!", brincou a idosa. Neste sábado outros dois grupos do Navegar é Preciso visitarão a feira.