PCR participa do Encontro da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, participou do I Encontro da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, nesta sexta-feira (24), na Campus Party. A reunião teve como objetivo debater o tema smart cities e suas diversas aplicabilidades no espaço urbano, além de fomentar a troca de experiências entre os gestores das dez cidades que compõem a Rede.
A secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim, fez uma palestra sobre os Habitats da Inovação do Recife e pontuou as principais ações, desenvolvidas pela Prefeitura, que colocam a capital na rota das cidades inteligentes. A gestora também comentou sobre a ambiência tecnológica que já existe no Recife e as mudanças significativas que já podem ser vistas pela população. “Nossa missão é devolver o Recife ao recifense. E isso nos dá a noção de uma cidade mais humanizada, a exemplo do Recife Antigo de Coração. Além disto, temos empreendimentos como o Porto Digital, o Cesar, o Itep, sem deixar de mencionar a importância da Universidade Federal de Pernambuco em toda esse ambientes tecnológico”, disse.
Com o objetivo de demonstrar as inovações aliadas à tecnologia, a secretária falou sobre o Portal da Transparência, o Portal de Finanças e o fato do Brasil ser o único país a receber das edições da Campus Party. “ Hoje, sabemos que esta é a Campus mais empreendedora que já existiu. Crescemos bastante, cresceram os desafios . Trouxemos sete secretarias municipais”. Também foi anunciado que, em janeiro de 2015, 30 empreendimentos de economia criativa e solidária serão incubados pela primeira incubadora municipal que será localizada no bairro do Recife Antigo. Programas como o Conecta Recife, Transforma Recife, Robótica nas Escolas também foram citados.
As dez cidades que compõem a rede são: Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Taquaritinga (SP), Rio das Ostras (RJ), Anápolis (GO), Belém (PA), Colinas do Tocantins (TO), Recife (PE), Olinda (PE) e Paulista (PE).
TERMO DE ADESÃO - O termo de adesão da capital Pernambucana foi assinado, no evento, pelo prefeito Geraldo Julio. Com o documento, o Recife poderá captar recursos da União Europeia e do Banco Mundial para projetos inovadores e inteligentes.