Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.07.22 - 18h20

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa promove programação para celebrar Dia dos Avós

img_alt

Equipamento da Prefeitura do Recife irá ofertar atividades lúdicas, oficina, visitas virtuais e contação de histórias nesta terça-feira (26) (Foto: Iggor Gomes/PCR)

Para levar carinho aos avós que estão internados no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), em Areias, a unidade vai promover, nesta terça-feira (26), o Dia dos Avós com uma série de ações para os pacientes e acompanhantes. Atividades lúdicas, oficina, visitas virtuais e contação de histórias estão na programação do Hospital, que é ligado à Prefeitura do Recife. 

 

Iniciando a programação, às 9h, será realizada a atividade lúdica “Para quem você tira o chapéu”. No mesmo contexto, mais tarde, às 14h, será feita uma ação com balões coloridos baseada na relação intergeracional do filme Up - Altas Aventuras. Nas duas dinâmicas, os participantes vão escolher chapéus e balões que terão frases sobre relações intergeracionais. O objetivo é ativar as memórias e refletir sobre contexto familiar, valorizando a ancestralidade através das dinâmicas. As atividades também vão contar com orientações sobre rede de proteção e formas de denunciar a violência contra a pessoa idosa.

 

“Para as pessoas idosas, a relação intergeracional pode ser valorizada a partir da compreensão de redes de solidariedade, potencializando experiências com os mais jovens, enriquecendo e fazendo enriquecer ideias, revisitando conceitos e valores”, destaca a psicóloga do HECPI, Rita de Kássia.

 

Com o tema “Na velhice darão frutos”, será oferecida, às 10h, uma oficina de construção de memórias para os pacientes da enfermaria. Os usuários farão um mural com fotos de recortes de revistas, evitando fotos pessoais para não despertar possíveis gatilhos que possam afetar aspectos emocionais, representando hábitos e lembranças afetivas. A atividade será baseada no livro “As linhas no rosto de Naná”, que aborda o Dia dos Avós na perspectiva do envelhecimento saudável. Na ocasião, também haverá contação de história. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a equipe de Atenção Psicossocial promoverá visitas virtuais através de vídeos para os pacientes e suas famílias.

 

HECPI - Primeiro Hospital do Norte e Nordeste dedicado aos cuidados da população com idade de 60 anos ou mais, foi inaugurado em 1º de outubro de 2020, e conta com uma estrutura com mais de 8 mil m² de área construída. Possui 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de UTI. O ambulatório conta com 13 consultórios, além de sala para procedimentos. Dispõe de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, com diversos exames disponíveis para população. Já o bloco cirúrgico possui quatro salas de cirurgia e cinco leitos para recuperação pós-anestésica. Atualmente, possui mais de 66 mil atendimentos realizados (consultas médicas e não médicas), cerca de 590 mil exames e 8 mil procedimentos cirúrgicos.