NOTÍCIAS

Cultura | 25.08.12 - 12h00

OP temático elege prioridades para o público LGBT

[caption id="attachment_24801" align="alignleft" width="334"] Reunião plenária temática anual do OP direcionada para o público LGBT. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

Na noite desta sexta-feira (24), aconteceu a reunião plenária temática anual do Orçamento Participativo (OP) direcionada para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).  Realizada pela Prefeitura do Recife, no Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação do Município (DTEC), antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista, a solenidade foi marcada pelo incentivo à luta por um Recife contra a homofobia.

O encontro que teve início com um show das Divas da Noite Recifense, contou com a participação de 330 cidadãos que acompanharam a prestação de contas das ações realizadas pela Prefeitura e votaram nas principais políticas para o próximo período. A primeira iniciativa eleita foi o desenvolvimento de projetos que incorpore a temática LGBT nas práticas pedagógicas das escolas municipais em parceria com universidades e instituições diretas e indiretas, em seguida foram escolhidas respectivamente a garantia da qualificação profissional da classe através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação; e a ampliação e capacitação de profissionais na área de saúde no atendimento e acolhimento da população.

Ainda durante a plenária, foram eleitos 15 delegados, do segmento LGBT, que acompanharão a execução das ações escolhidas para 2013. “Sem essa política de participação popular não podemos lutar pelos nossos direitos. Nessa gestão, demos um espaço jamais visto para o público LGBT e para a democracia”, disse o assessor executivo de Direitos Humanos, Cirilo Mota.

Para Christiane Falcão, umas das delegadas eleitas, essa ação da prefeitura colabora também com o conhecimento dos diretos adquiridos pela classe. “Nós, gays, ainda somos muito mal informados a respeito dos nossos direitos”, declarou.