NOTÍCIAS

Saúde | 25.08.15 - 18h02

Pacientes de Caps do Recife participam de ação para lembrar o Dia Nacional Contra o Fumo

"Se você gosta da vida, não queira cigarro, não, o que causa muita morte é o câncer de pulmão", o trecho é de uma música cantada no ritmo do côco, composta e apresentada pelos pacientes do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Álcool e outras Drogas (CPTRA), nesta terça-feira (25), durante ação para lembrar o Dia Nacional Contra o Fumo, comemorado no próximo sábado (29). Ao longo do dia, os visitantes assistiram a palestras e apresentações culturais sobre o tema e tiveram acesso a vários serviços de saúde.

Uma das usuárias presentes no evento de hoje foi a dona de casa Cecília Melo, que fumou por 22 anos. Há 11 meses, por incentivo da família, decidiu não fazer mais uso do cigarro. “Em casa, meu marido e meus dois filhos me pressionavam para que eu deixasse o vício, e foi aí que procurei tratamento aqui no CPTRA e me tratei por seis meses", disse Cecília. "No início senti falta, chorei muito, mas continuei o tratamento", completou.

Segundo Izabel Cristina da Silva, assistente social do CPTRA, o evento chama atenção para um problema grave de saúde, que é o tabagismo. "A maioria das pessoas banaliza o uso do tabaco porque não entendem como uma droga, então aproveitamos a data para fazer esse controle e instruir as pessoas sobre o tratamento que existe e é necessário", explicou a profissional.

Rede de atendimento - A Secretaria de Saúde do Recife possui seis centros de atenção psicossocial (Caps) especializados no tratamento de álcool e outras drogas, incluindo o cigarro. Cada unidade oferece 45 consultas diárias, a demanda é espontânea e os tratamentos oferecidos variam entre atividades terapêuticas individuais, em grupo, trabalho com a família, oficinas, visita domiciliar, entre outros.