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Administração | 25.08.15 - 17h29

Procon Recife orienta consumidores sobre recall

Empresas fizeram recall em mais de 1,8 milhão de veículos

 

Em consequência de um  aumento de 130% nos recalls de veículos em todo o Brasil, o Procon Recife está orientando os consumidores do município em relação aos procedimentos a serem adotados nesses casos. De acordo com secretário executivo de Defesa do Consumidor, José Neves, o fornecedor não pode colocar no mercado, nenhum produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência do defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.

Dados divulgados pela Fundação Procon São Paulo indicam que  no período de janeiro a julho foram realizadas mais de 70 campanhas de recalls de veículos em todo o Brasil, atingindo um total de 1.847.524 veículos. José Neves explica ainda que “o comunicado deve ser realizado através de anúncios publicitários, objetivando noticiar o maior número de pessoas possíveis acerca dos motivos de realização do recall, defeitos e riscos produzidos, além das medidas que serão adotadas para corrigir o problema”.

Através do recall, o fornecedor pode solicitar o encaminhamento do produto para realização de análise e substituição de peças defeituosas, devendo todos os custos serem arcados pelo fornecedor. O secretário salienta ainda que os recalls mais recorrentes no Brasil são relativos a veículos, portanto, é importante que o consumidor fique atento ao aviso e encaminhe imediatamente o veículo para o endereço indicado pelo fornecedor no aviso de risco, evitando assim, a ocorrência de acidentes.