NOTÍCIAS

Saúde | 25.08.15 - 17h20

Saúde: prevenção para mulheres com deficiência

Recife contará com seis macas automáticas para exames citológicos


Mulheres com deficiência poderão realizar exames preventivos de câncer de colo de útero em seis unidades de saúde do Recife que estão disponibilizando macas automáticas. Uma mobilização para divulgar a operacionalização do serviço, na 14ª Semana da Pessoa com Deficiência, foi realizada nesta terça-feira (25) pelas coordenações da Pessoa com Deficiência e da Saúde da Mulher, na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, onde mulheres com dificuldade de mobilidade puderam realizar o exame e fazer mamografia no mamógrafo móvel com rampa de acessibilidade instalada para cadeirantes. A Prefeitura do Recife investiu R$ 12 mil na aquisição de cada maca, totalizando R$ 72 mil.

Além da Maternidade e Policlínica Barros Lima, localizada em Casa Amarela, os equipamentos estão funcionando em unidades de referência, descentralizando o serviço - Policlínicas Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), Lessa de Andrade (Madalena) e Maternidade Bandeira Filho (Afogados). Na Unidade de Saúde da Família Ivo Rabelo (Ibura) a maca está sendo instalada e deverá entrar em funcionamento até o final de setembro. A sexta unidade será instalada no Hospital da Mulher (Curado).

“São equipamentos que dão segurança e conforto para as mulheres com deficiência realizarem exames importantes de prevenção”, destacou a coordenadora geral das Políticas Estratégicas de Saúde do Recife, Zelma Pessoa, salientando que a maca desce até o nível da cadeira e facilita o acesso da usuária ao exame. “Mulheres a partir dos 25 anos ou que já iniciaram a vida sexual têm que realizar o exame citológico anualmente, e a restrição de mobilidade não pode impedir que o exame seja realizado”, completou Zelma Pessoa.

A dona de casa Maria do Carmo Clemente, 61 anos, sofreu uma lesão na coluna há três anos e há dois não realizava o exame de prevenção porque tinha dificuldade em subir nas macas comuns. “Estava preocupada em passar esse tempo sem fazer o preventivo e hoje não tive problema porque a maca fica a uma altura confortável. Não tive dificuldade para sentar, deitar, foi tranquilo”, afirmou a paciente.