Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.08.16 - 12h45

Hospital da Mulher do Recife realiza mutirão de colocação de DIU

A iniciativa permite que pacientes de fora do hospital também passem pelo procedimento

 

Nesta sexta-feira (26), a partir das 7h, o Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no Curado, realizará um mutirão de colocação de DIU (dispositivo intrauterino) em mulheres previamente atendidas pela Prefeitura, na Atenção Básica - UPAs, upinhas, unidades básicas e unidades de saúde da família).  São usuárias que expressaram o desejo de não engravidar e optaram por utilizar o dispositivo como método contraceptivo.  Inicialmente, 20 mulheres serão atendidas.

“A colocação do DIU faz parte do serviço de Planejamento Familiar do hospital, e, com o mutirão, ampliamos nossa oferta desse tipo de procedimento”, informa Isabela Coutinho, diretora geral do HMR. O dispositivo intrauterino é considerado um dos métodos mais eficazes para evitar a gravidez.

A aplicação é feita por um médico ou enfermeiro, no próprio consultório, e dura em média 20 minutos. Se a mulher optar por evitar a gravidez, esse DIU, fornecido pelo Ministério da Saúde, pode ficar dentro do útero por até 10 anos. Antes de passar pelo procedimento, as participantes do mutirão estiveram no Hospital da Mulher onde assistiram a uma palestra sobre Planejamento Familiar.

Serviço – O Planejamento Familiar funciona no HMR desde a sua inauguração, em maio passado. O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo e assistente social. Para as pacientes da unidade, a abordagem é feita por meio do ambulatório de egressos (consulta pós-parto para mães e bebês). As mães que expressam o desejo de evitar uma nova gravidez participam de uma reunião com palestra, exibição de vídeo e roda de conversa (para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos). Logo após, de acordo com o método escolhido por ela, muitas vezes em conjunto com o companheiro, a mulher é encaminhada para consulta médica,  acompanhamento psicossocial e, até mesmo, exames, se necessário.