Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.08.18 - 15h23

Pessoas com deficiência se divertem no 3º Luau do Praia Sem Barreiras

img_alt

A festa faz parte da programação que a Prefeitura do Recife preparou para a 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começou no último dia 21 e vai até a terça (28) (Foto: Wesley D’Almeida/PCR)

 

 A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), promoveu, na noite dessa sexta-feira (24), na Avenida Boa Viagem, o 3º Luau do Projeto Praia sem Barreiras. A iniciativa fez parte da programação da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo cegos, usuários de cadeira de rodas, surdos e pessoas com deficiência intelectual. Também compareceram parentes e cuidadores dessas pessoas, além de integrantes de diversas secretarias e órgãos municipais, entidades parceiras e estudantes de escolas municipais.

A festa aconteceu na arena do Projeto Praia sem Barreiras, que promove a inclusão das pessoas com deficiência através de banho de mar assistido, três vezes por semana, com apoio de cadeiras anfíbias. A festa contou com apresentações do cantor Cello Gomes e do DJ Romoaldo Abreu.

O gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando Silva, agradeceu a presença de todos e destacou o apoio dos parceiros Uninassau, Empetur, Fundação de Cultura, CTTU, Guarda Municipal e Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). “Nesta 17ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência do Recife, queremos destacar, até a próxima terça (28), que a cultura, o turismo, o esporte e o lazer são direitos de todas as pessoas. E esse 3º Luau está coroado de sucesso, pois trata-se de um evento que une as pessoas, combate os preconceitos e estimula o debate sobre a importância das ações de inclusão da pessoa com deficiência como forma de promoção da cidadania e elevação da autoestima”, afirmou. 

Segundo o gerente-geral de Direitos Humanos do Recife, Paulo Moraes, o objetivo principal de se promover uma semana inteira de reflexão é chamar a atenção para o combate à discriminação da pessoa com deficiência. “Esse evento não reúne apenas as pessoas com deficiência, mas todos que fazem parte de seu dia a dia, como familiares, amigos e cuidadores. Lazer é um direito fundamental”, opinou.

Mãe de Guilherme Antunes, que tem Síndrome de Down, a médica Maria Tereza Antunes elogiou a iniciativa. “Como mãe e presidente da Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Síndrome de Down, eu considero esse projeto uma coisa maravilhosa. Meu filho passou os últimos três dias lembrando que não podíamos perder esse luau e foi o primeiro a começar a dançar. Felizmente o poder público municipal acordou para a necessidade de se trabalhar com afinco pelo processo de inclusão dessas pessoas, que hoje chegam aqui confiantes e com a certeza de que serão bem acolhidas”, ressaltou.

Curtindo bastante o show musical, o cego José Diniz, veio do bairro do Cordeiro para participar do evento. “Já participo dos banhos de mar do Praia sem Barreiras e é maravilhoso poder mergulhar com liberdade, sem preocupação com a segurança. É a primeira vez que venho pro luau e gostei muito”.

Para o supervisor de Projetos Sociais da Uninassau, Raphael Lyra, uma palavra resume a grandeza do Praia sem Barreiras: resiliência. “Aqui sempre encontramos usuários do projeto com sorriso no rosto. É isso que faz a diferença e nos deixa felizes em fazer parte dessa grande parceria com a Prefeitura do Recife”. 

PROJETO - O Praia sem Barreiras oferece semanalmente banho de mar assistido às pessoas com deficiência, de sexta à domingo, das 8h às 12h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. A arena do projeto fica localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. 

O acesso à área acontece através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do projeto. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

COMPAZ – Nessa sexta, o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também recebeu atividades culturais como parte da programação da 17ª Semana da Pessoa com Deficiência do Recife. Amanda de Lima foi a responsável por abrir o evento com uma linda apresentação de balé clássico. Ela é a primeira bailarina do Norte e Nordeste com Síndrome de Down a dançar com sapatilha de ponta.

Já as crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac) fizeram apresentações de coco, maracatu, forró e capoeira. Maria do Socorro, mãe de Alicia, que tem Síndrome de Down e autismo, ressalta a importância desses eventos. “Esse tipo de convivência é muito bom pra eles, pois nessas situações eles interagem com outras crianças e socializam mais”.

A programação no Compaz ainda contou com encenação da Escola Alto Santa Terezinha sobre a importância de respeitar as diferenças e apresentação de circo com o palhaço Borica, que dá aulas gratuitas para as crianças com deficiência no Compaz Eduardo Campos.

PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura do Recife deu início à 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência na última terça-feira (21). A série de eventos promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), juntamente com diversas outras secretarias da PCR, vai até a próxima terça-feira (28).

Com o tema “Cultura, turismo, esporte e lazer: isso também é direito de todas as pessoas”, o evento organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, vinculada à SDSJPDDH, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da igualdade de oportunidades, comemorar as conquistas desse segmento e debater os desafios para a sua efetiva inclusão na sociedade.

Instituída pela Lei Municipal nº 18.246/2016, a 17ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência do Recife coloca em foco assuntos relacionados ao artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão, que prevê que a pessoa com deficiência tenha direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Dando continuidade à programação, estudantes da Escola Municipal de Santo Amaro participam, nesta segunda-feira (27), a partir das 8h, da inauguração de uma horta sensorial. Com o objetivo de integrar alunos com e sem deficiência, além de estimular os sentidos, a horta sensorial se diferencia das hortas normais por manifestar-se através de quatro sentidos: o tato, através das texturas das plantas; a audição, com os repuxos d’água; a visão, através das cores, e o olfato com os aromas das espécies.

Ao todo 35 alunos com autismo, usuários de cadeira de rodas, surdos, com baixa visão e Síndrome de Down fazem parte do projeto. Na horta, mais de 70 mudas doadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foram plantadas pelos alunos com orientação de engenheiros agrônomos da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Recife. 

A programação na escola ainda contará com apresentação do cão guia de um professor que tem deficiência visual, além de apresentação musical com libras, pintura de painel inclusivo, entre outras atividades.

Já na tarde desta segunda, será realizada a eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud), no auditório do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco), em Jardim Santo Antônio, no Centro do Recife. A eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do conselho no biênio 2018/2020 será das 14h às 17h, no 3º Fórum de Eleição do Comud Recife, onde serão escolhidos 14 conselheiros titulares e igual número de suplentes.

A programação da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife será encerrada com o seminário “As Boas Práticas de Inclusão na Política Pública de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer”, na tarde da terça, das 14h às 17h, no auditório do bloco B da Uninassau, nas Graças.