Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.08.23 - 16h02

Hospital Santo Amaro e Instituto do Fígado integram 3º mutirão de exames e cirurgias da Prefeitura do Recife

img_alt

Foto: Hugo Aquino/Sesau


O Hospital Santo Amaro (HSA) e o Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), ambos localizados no bairro de Santo Amaro, estão oferecendo consultas, exames e cirurgias dentro do 3º Mutirão da Prefeitura do Recife, iniciado na última terça-feira (22), com lançamento no Real Hospital Português. Ao todo, mais de 130 mil procedimentos, com investimentos da ordem de R$ 51 milhões, estão sendo disponibilizados para pacientes em  fila de espera do SUS na capital.

Nesta sexta-feira (25), a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitou o HSA, ligado à Santa Casa de Misericórdia, e o IFP. O Santo Amaro está disponibilizando quase 62 mil procedimentos em um período de seis meses, entre consultas, exames e cirurgias, em especialidades como cardiologia, cirurgias vascular, pneumologia, gastroenterologia e cirurgia geral. Entre os exames, estão eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, endoscopia e ultrassonografia. Já o Instituto do Fígado realizará, em seis meses, mais de 18 mil procedimentos, a exemplo de ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, além de consultas.

“O 3º mutirão está a pleno vapor, e estamos ampliando a oferta à medida em que as unidades tenham mais capacidade de atender os usuários do SUS. Conversei com pacientes e eles estão, de modo geral, satisfeitos em sair da fila de espera, gerada no período mais grave da covid-19, e também se sentindo acolhidos em hospitais e clínicas que oferecem um atendimento ágil, com conforto e assistência integral, da primeira consulta até o acompanhamento de pós-operatório, passando por toda a fase de exames”, disse a secretária.

COMO ACESSAR OS SERVIÇOS -  Além desses dessas duas unidades e do Real Hospital Português, o 3º Mutirão da Prefeitura do Recife está sendo realizado no Hospital Maria Lucinda, Laboratório Lucilo Maranhão, Hospital Maria Vitória, Clínica Amigo Dr. e Unidade de Pronto Atendimento Especializado do Arruda (UPAE Arruda). Para ter acesso aos serviços, os pacientes em lista devem estar com seus contatos (especialmente o número de telefone/whatsapp) atualizados junto aos sistemas da Prefeitura. basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 - 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima.