NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.12 - 13h16

Habitacional do Pilar recebe as primeiras famílias

[caption id="attachment_26585" align="alignleft" width="334"] No total, 48 famílias viverão no habitacional. Foto: Irandi Souza[/caption]

Um clima de emoção marcou a chegada dos primeiros moradores do Habitacional do Pilar, na manhã desta terça-feira (25). As famílias iniciaram a mudança para o Bloco C, da Quadra 40 – Lote 1. Ao todo, 48 famílias viverão no imóvel. A desempregada, Dorilene Maria de Lima, proprietária do apartamento 205, resumiu o seu sentimento. “Nem consegui dormir ontem. Estava muito ansiosa por esse dia. Vivia num barraco sem higiene cheio de ratos e insetos com meus três filhos e neto. Você não consegue manter a dignidade desse jeito”, disse emocionada enquanto aguardava a equipe da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) chegar com os utensílios domésticos dela.

Agentes da Diretoria de Acompanhamento Social (DAS), da Empresa de Urbanização (URB), chegaram ao local às 8h para conduzir as famílias e fazer uma vistoria nos imóveis antes de entregar as chaves aos novos proprietários. Para as famílias que estavam vivendo longe da comunidade e recebendo auxílio moradia, a Dircon disponibilizou uma equipe de apoio e dois caminhões. De acordo com a diretora da DAS, Rosa Maria Campello, as famílias estão chegando aos poucos de forma ordenada e dentro do previsto. “Estamos dando o máximo de apoio para que todos se mudem dentro de suas possibilidades. Para as pessoas que não estão na comunidade, estamos entrando em contato para saber quem está pronto para a mudança e formulando um cronograma a partir dessa informação”, destacou.

Os apartamentos têm área de 40m² e possuem sala com dois ambientes, dois quartos, cozinha e banheiro. Além da qualidade das estruturas da edificação, o bloco conta com todas as instalações prediais necessárias (energia elétrica, água, esgoto, rede telefônica e antena), além de pavimentação, drenagem, saneamento, calçadas e jardins. “Quando entrei liguei logo o chuveiro para ver a água. Era a coisa que mais me deprimia da vida que eu levava. Nem acredito que vou sair daquela imundice, que vou poder tomar banho como todo mundo faz”, destacou sorridente a empregada doméstica, Giweide Ferreira da Silva, que aprovou o seu novo lar.

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157631621931320"]