NOTÍCIAS

| 25.09.12 - 20h39

Prefeito João da Costa prestigia a inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco

[caption id="attachment_26632" align="alignleft" width="334"] João da Costa destacou a importância do espaço para a valorização cultural do Estado. Foto: Fernando Silva[/caption]

Na tarde desta terça-feira (25), o prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou a cerimônia de inauguração da Unidade Recife do Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape), instalado no Bairro do Recife, no antigo Armazém 11, ao lado do Marco Zero. Estiveram presentes no evento a secretária municipal de Cultura, Simone Figueiredo, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro.

Durante a solenidade, o prefeito João da Costa destacou a importância do novo espaço para a valorização cultural do Estado. “Além de ser uma âncora fundamental para o turismo cultural de Pernambuco e do Recife, este Centro é um espaço para o desenvolvimento econômico de uma expressão da arte dos pernambucanos. Aqui, onde nasceu o Recife, onde nasceu o Estado de Pernambuco, se planta um templo da alma da nossa gente, expresso pela arte popular dos nossos artistas, que, através da sua arte, representam a luta, a identidade, a coragem e a bravura do nosso povo”, declarou o prefeito, que destacou, ainda, o projeto cultural Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e a Fundação Roberto Marinho e que será inaugurado até o final do ano pela gestão municipal, contribuindo com a recuperação e restauração do Bairro do Recife.  

Após três anos de reforma, o Cape integra um complexo cultural que se encontra em processo de reforma, na área portuária da cidade. O Centro conta com um acervo de 16 mil peças, de 500 artesãos de todas as regiões do Estado, todos à venda e apresentando peças produzidas em diversos materiais, como couro, fibra, vidro, madeira e cerâmica. Além disso, outros espaços podem ser conferidos, como o auditório e as áreas de exposições e de alimentação. O local funcionará diariamente, das 10h às 20h.

 O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falou sobre a alegria em ver parte do projeto concluída e poder constatar os bons resultados obtidos ao investir na economia criativa. “O Centro é parte de um grande esforço da valorização da cultura pernambucana, como um grande motor do desenvolvimento sustentável, equilibrado e bem distribuído no nosso Estado. Nós temos a cena cultural mais forte do todo o país e a cultura é, além de toda beleza criadora e revolucionária, a expressão da sobrevivência de muitas famílias”.  

Construído numa área de 2.511 m², o Centro de Artesanato de Pernambuco é considerado o maior do segmento no Brasil e recebeu investimento de R$ 6,5 milhões.